Netflix faz investimento milionário em outdoors de Hollywood

Por Felipe Demartini | 03 de Julho de 2018 às 10h42
photo_camera Reuters
TUDO SOBRE

Netflix

Como uma das grandes representantes de um novo formato de publicação e consumo de entretenimento, soa curioso que a Netflix esteja fazendo um investimento de centenas de milhões de dólares em uma das formas mais antigas de propaganda: os outdoors. Mas é exatamente isso o que vai acontecer em Los Angeles, nos EUA, onde a empresa vai colocar 35 displays ao longo da Sunset Strip, uma das avenidas mais famosas da cidade, para promover suas produções originais.

Não seria a primeira vez que a Netflix trabalha com o formato, mas esta, sem dúvida, é a maior iniciativa desse tipo para a empresa. Tanto que, junto com a colocação das propagandas gigantescas, a companhia adquiriu metade da Regency Outdoor Advertising, que trabalha justamente com publicidade dessa categoria. O negócio não foi confirmado publicamente, mas teria um valor estimado em US$ 150 milhões.

O negócio estaria em andamento desde abril, de acordo com fontes ligadas à negociação, envolvendo a compra total da empresa por US$ 300 milhões. O foco na Sunset Strip, porém, teria levado a Netflix a reduzir o valor a ser pago, mas ele pode voltar a aumentar caso a empresa decida adquirir para si outros espaços, como um dos mais lucrativos da Regency, em frente ao Dolby Theatre — casa onde ocorre a cerimônia anual do Oscar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A aquisição dos espaços de propriedade da Regency seria parte de um plano com mais de US$ 2 bilhões em gastos com publicidade previstos pela Netflix para este ano. O valor é pulverizado em ações ao redor do mundo, mas é claro que os Estados Unidos, atualmente seu maior mercado, receberão a maior fatia desse bolo. É, também, dinheiro para apoiar o lançamento de 700 shows originais, entre séries inéditas ou novas temporadas, filmes, documentários e outras produções com lançamento marcado para 2018.

Mais do que apenas uma movimentação financeira, a ideia da Netflix seria usar os outdoors exclusivamente para si, sem alugá-los para outras empresas. Isso significa que todos os que passarem pela Sunset Strip no futuro próximo receberão uma enxurrada de divulgação de conteúdos da Netflix.

E isso vale, principalmente, para escritores, atores, diretores e todos aqueles que fazem Hollywood funcionar, para quem a companhia de streaming estaria disposta a dar uma demonstração de força. Não apenas a ideia seria mostrar que os produtos, mesmo veiculados em streaming, podem ter uma divulgação tradicional e até maior do que muitos blockbusters, mas principalmente após as recentes esnobadas, polêmicas e boicotes de suas produções em grandes prêmios.

Seria, também, uma abordagem diferente da que é dada por concorrentes como a CBS e a HBO, que também possuem outdoors, mas os alugam para terceiros. Propagandas dessas empresas, inclusive, estariam presentes em displays agora de propriedade da Netflix, mas, após o fim do contrato, estes espaços passarão a ser ocupados apenas por anúncios do serviço de streaming.

A Netflix não falou oficialmente sobre o assunto, não confirmando nem negando a compra da Regency ou a veiculação de seus anúncios ao longo da Sunset Strip. Além de outdoors, a empresa também mantém outras peças de publicidade em mobiliário urbano, inclusive no Brasil, exibindo propagandas em relógios e paradas de ônibus, por exemplo.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.