Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple amplia estratégia de marketing para vender mais iPhones neste fim de ano

Por| 04 de Dezembro de 2018 às 18h20

Link copiado!

Apple amplia estratégia de marketing para vender mais iPhones neste fim de ano
Apple amplia estratégia de marketing para vender mais iPhones neste fim de ano
Tudo sobre Apple

A Apple não é uma empresa conhecida por aplicar descontos — os produtos dela são caros, ela sabe disso, e também sabe que seu consumidor pagará um preço mais elevado pela qualidade do produto. Mas, pelo menos neste ano, a estratégia da empresa parece estar mudando.

Desde a Black Friday, a Maçã tem se esforçado para aumentar suas vendas neste fim de ano. Durante a data mais movimentada do comércio, a empresa ofereceu cartões-presente de até U$ 200 para alguns produtos selecionados da loja, aumentou o valor de troca dos modelos antigos em até U$ 100 dólares para aqueles que querem trocar por um modelo mais recente, e esta semana anunciou uma nova promoção voltada para membros na ativa e aposentados do exército, com descontos de até 15% na compra de alguns produtos selecionados. E esses descontos e bônus em compras apontam para o mesmo lado: uma tentativa de aumentar as vendas dos iPhones lançados neste ano.

Desde os primeiros rumores da diminuição da produção nas linhas de iPhone XS, XS Max e XR das montadoras chinesas, a Apple tem se esforçado para desmentir a boataria, garantindo que tudo está seguindo conforme o cronograma e que o iPhone XR é o modelo mais vendido da empresa desde que ele foi lançado no fim de outubro. Mas, ainda que possa ser verdade que o iPhone XR seja mesmo o modelo mais vendido (o que não será possível constatar tão cedo, já que a Apple anunciou que não irá mais revelar os números individuais de venda de cada modelo do iPhone em seus relatórios trimestrais), uma coisa é certa: as coisas não estão acontecendo exatamente conforme o cronograma, e a série de descontos e oportunidades especiais de compra que a Apple tem criado nas últimas semanas é uma evidência disso.

E o preço dos produtos parece ser o grande fator de diferença aqui. Não é difícil acreditar que o iPhone XR seja o aparelho mais vendido da empresa: dos três modelos lançados este ano, ele é o mais barato — bem mais barato. Vendido a U$ 749 nos Estados Unidos, o aparelho é U$ 250 mais barato que o iPhone XS (U$ 999) e custa U$ 350 a menos que o iPhone XS Max (U$ 1.099). E, mesmo assim, o modelo mais barato da Maçã não tem um preço exatamente considerado como “em conta”. Consumidores de dois dos mercados asiáticos mais importantes para a Apple (Índia e China) têm reclamado do preço do iPhone XR, e mesmo oferecendo a venda parcelada, as operadoras de celular japonesas estão se vendo obrigadas a baixar o preço de seus planos devido ao valor do aparelho, que tem espantado os consumidores do país.

Continua após a publicidade

Do ano passado para cá, as vendas de iPhones da Apple se estagnaram, o que tem preocupado os investidores. E como o primeiro iPhone compatível com o 5G não deve ser lançado antes de 2020, ou a companhia mantém a estratégia, aumentando ainda mais os preços para vender menos mas aumentar seus lucros, ou diminui o preço de seus produtos para tentar aumentar o número de unidades vendidas. E, pela quantidade de promoções criadas pela empresa nas últimas semanas, fica claro qual é a tática escolhida ao menos para esse fim de ano.

Fonte: Venture Beat