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Sony mostra controle Access para PS5 com foco em acessibilidade

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Maio de 2023 às 15h09

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Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
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Após ter mostrado o Project Leonardo na CES 2023 como uma nova opção de controle para o PS5 voltado para pessoas com deficiências, a Sony acaba de dar mais detalhes sobre o acessório. A ação aconteceu nesta quinta-feira (18), que marca o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade.

Agora chamado de Access, o controle pode ser usado em superfícies planas, e também é compatível com suportes e tripés. Sua construção tem uma disposição de botões em 360 graus, e é possível ajustar a distância do stick analógico lateral para a parte central do acessório.

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Os botões podem ser trocados e reposicionados para oferecer diferentes layouts, adaptados para as necessidades relacionadas com a força, campo de movimentação e mais. Além do controle, a embalagem ainda incluirá:

  • Capas para o stick analógico, em formato padrão, de domo e redondo;
  • Protetores de botões em formatos de almofada, planos, largos (que ocupam duas posições), salientes (que ajudam pessoas com mãos menores) e curvados;
  • Etiquetas de botões intercambiáveis, para que os jogadores possam assinalar rapidamente quais comandos serão mapeados para cada botão.

A estrutura do controle ainda traz três portas 3,5 mm, que podem ser usadas para conexão de outros acessórios como sticks analógicos ou plataformas para botões adicionais — há como parear os joysticks DualSense tradicionais do PlayStation, para ampliar as possibilidades em jogos.

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Assim como já tinha sido informado anteriormente pela Sony, o controle permitirá o armazenamento de até três perfis de uso, para facilitar o acesso a modos com diferentes arranjos de botões.

Interface do Access também foi mostrada

Além de dar mais detalhes sobre o seu novo controle, a Sony ainda mostrou imagens da interface de usuário do dispositivo. Ela permite a escolha entre amplas possibilidades de configuração, além de viabilizar o gerenciamento dos diferentes perfis.

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É possível, por exemplo, alterar a orientação do controle, para que seu stick analógico fique voltado para a direção mais conveniente. Há ainda como adicionar, retirar ou trocar as atribuições para cada botão, além de criar perfis para diferentes gêneros de jogos.

No total, até dois controles Access podem ser usados com um DualSense, como um único controle virtual. Ajustes de posição inicial, zona morta e sensibilidade dos botões estarão disponíveis, aumentando a precisão dos comandos nos momentos cruciais.

A Sony ainda anunciou o “modo toggle”, em que um toque no botão faz com que ele permaneça acionado — algo como a tecla Caps Lock, por exemplo. Ele pode ser especialmente útil em jogos de corrida que requerem constante aceleração do veículo, ou quando um personagem corre apenas ao manter um comando pressionado.

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Até o momento, a Sony ainda não divulgou uma data específica para o início das vendas do controle Access. Contudo, a empresa afirmou que mais detalhes serão revelados ao longo dos próximos meses.

Fonte: PlayStation Blog