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Samsung vira alvo de críticas por power banks que 'morrem' após fim da garantia

Por  • Editado por Léo Müller | 

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Victor Lenze / Canaltech
Victor Lenze / Canaltech
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Carregadores portáteis são aliados cruciais na hora do aperto, mas a durabilidade se tornou um problema para consumidores da Samsung. O modelo de 10.000mAh de recarga super-rápida está no centro de relatos numerosos de que os aparelhos quebram ou apresentam mau funcionamento logo após o vencimento da garantia legal.

Muitos consumidores relatam que o modelo de 10.000 mAh e 25W começa a apresentar falhas no carregamento até parar de funcionar completamente após cerca de três meses de uso.

A recorrência dos problemas levanta dúvidas sobre a qualidade do acessório e o prazo de assistência.

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O problema foi sentido pelo editor do Canaltech, Bruno de Blasi, que teve seu relato formalizado após ter a assistência negada pela empresa.

"Comprei aquela power bank da Samsung de 10.000 mAh em abril. Ela funcionou até julho. Quando três meses após a compra, ela começou a mostrar carga zerada do nada. (...) Ainda tem um comportamento bizarro de tentar puxar a energia do celular sempre que conecto em um Android ou iPhone, e só dá sinal de vida quando seguro o botão por alguns segundos e ligo na tomada (mas desliga logo depois)." "A Samsung respondeu o chamado que fiz após uma semana e falaram que não vão fazer nada, justificando que a garantia de 3 meses acabou e que acessório não tem conserto.”

A Samsung foi procurada pelo Canaltech, mas não deu um posicionamento até o fechamento desta reportagem.

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Outros clientes reclamam

O problema não parece ser localizado ou único. Há diversos relatos semelhantes, com quebras do aparelho ocorrendo em um prazo de até seis meses após a compra.

O descontentamento pode ser comprovado nos comentários da página de venda do item, em que consumidores de diversos países detalham as falhas após pouco tempo de uso.

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Opiniões mistas

Apesar de muitas reclamações atuais, o power bank segue com uma recepção mista, nota de avaliação 3.0 e também apresenta avaliações positivas na página de avaliação da Samsung.

Procon orienta o que fazer

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O Procon informa que: "Quando um produto apresenta defeito logo após o término da garantia contratual, pode ser um caso da existência de vício oculto. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o prazo para reclamar se inicia a partir do momento em que o vício se manifesta, mesmo que a garantia já tenha expirado, se o defeito for de difícil constatação na hora da compra." 

O órgão orienta que, para efetuar a reclamação, o consumidor deve guardar os comprovantes de compra (nota fiscal e pagamentos) e, idealmente, o certificado de garantia. Esta informação pode ser obtida na internet, no próprio site do fabricante, com o modelo do produto.

No caso de power banks, que devem durar em média entre 2 a 5 anos, o consumidor deve primeiro registrar a reclamação junto ao fabricante (SAC e/ou ouvidoria), informar o defeito e mencionar a possibilidade de vício oculto.

É preciso tentar solucionar a questão com reparação gratuita, substituição do produto, restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

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Caso não consiga resolver a questão junto ao fabricante, a orientação é registrar uma reclamação no órgão de defesa do consumidor de seu estado ou município.

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