Samsung Display reaproveitará fábrica de telas LCD para painéis OLED
Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 19 de Abril de 2022 às 08h15
Depois de passar uma década sem priorizar a produção de televisões com telas OLED, a Samsung resolveu mudar radicalmente sua estratégia a partir deste ano. De acordo com informações divulgadas pelo portal Korea IT, uma de suas fábricas voltadas para a produção de painéis LCD será reaproveitada para suprir a alta demanda pelo OLED.
Estima-se que a marca faça investimentos superiores a 1 trilhão de won na planta L7-2, quantia equivalente a R$ 3,79 bilhões em conversão direta. Mesmo assim, é esperado que ela funcione com suas capacidades totais apenas no terceiro trimestre deste ano, quando a procura por televisões e outros periféricos deverá começar a aumentar em diversos mercados.
A Samsung Display espera produzir cerca de 180 mil painéis OLED por ano, apenas na fábrica reaproveitada. Mesmo assim, a marca projeta que a demanda será ainda maior, e por isso uma nova planta A5 está em processo de planejamento — entretanto, neste caso não há um prazo para o início das operações.
Há uma importante diferença entre estas duas novas unidades: a reformada L7-2 (também referida como A4-2) será uma planta complementar às já existentes A3 e A4, especializadas em telas com uma tecnologia mais obsoleta de sexta geração.
Enquanto isso, a nova fábrica A5 será totalmente modernizada, para a viabilização dos painéis OLED de oitava geração pensados para produtos mais avançados da marca. Além das televisões, os displays produzidos serão instalados em produtos como celulares, tablets, notebooks, entre outros.
A marca tem investido bastante em novas tecnologias de display nos últimos anos, com a apresentação de protótipos relacionados a telas dobráveis com diferentes dimensões, inclusive em novas televisões QLED com espessuras cada vez mais baixas.
Além disso, a Samsung Display também poderá aumentar a venda destes componentes para outras marcas parceiras, mesmo que ainda priorize seus próprios dispositivos. A marca tem o objetivo claro de rivalizar com a LG, que também deverá anunciar diversos novos acordos semelhantes ao longo dos próximos meses.
Fonte: Korea IT News