Publicidade

Fotógrafo vence concurso e prova que câmeras "antigas" ainda dão conta do recado

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Canon
Divulgação/Canon

O fotógrafo austríaco Lukas Trixl foi anunciado como o vencedor do prêmio principal no concurso International Landscape Photographer of the Year 2025. O resultado surpreendeu por ter sido capturado por uma câmera considerada “antiga”: uma Canon EOS R5 lançada há cinco anos. 

A imagem premiada retrata uma cena com aparência pré-histórica de uma montanha coberta de neve, capturada na região de New Plymouth, localizada na Ilha Norte da Nova Zelândia. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Canon EOS R5 original permanece como uma escolha popular entre profissionais da área, já que tem sensor de 45 MP, capacidade de gravação de vídeo em 8K e sistema de estabilização de imagem. No momento, o equipamento pode ser comprado por preços muito mais baixos do que os vistos no lançamento. 

Para a composição de suas fotografias, Trixl utiliza um conjunto diversificado de lentes: o kit inclui a Canon RF 14-35 mm F4 IS USM, a Laowa 12 mm Zero-D f2.8, a Canon EF 70-200 mm F2.8 e a Canon RF 200-800 mm.

Outros vencedores reforçam a noção de que câmeras mais novas não garantem prêmios. J. Fritz Rumpf, vencedor na categoria de portfólio geral no mesmo concurso, utilizou uma DSLR antiga Nikon D850, uma Nikon Z7 II e um drone DJI Mavic 3. 

Além disso, o prêmio Wildlife Photographer of the Year 2025 foi concedido a uma foto tirada com uma Nikon D810, uma câmera DSLR lançada há 11 anos.

Será que a câmera mais nova sempre vale a pena?

A suposta necessidade de ter sempre o equipamento mais recente é um debate frequente entre entusiastas. 

Afinal, vários apontam que a busca incessante por novos equipamentos é muitas vezes impulsionada por pressão social e estratégias de marketing, e não por uma necessidade técnica real. 

Continua após a publicidade

Em alguns casos, fotógrafos frequentemente sentem uma coerção para se adequar a grupos descritos como "viciados em mirrorless", mesmo que seus equipamentos atuais sejam ferramentas profissionais perfeitamente capazes.

Em geral, acredita-se que o equipamento deve ser escolhido com base no projeto específico e no que funciona para quem vai fotografar. Além disso, o consenso é que a câmera mais recente não fará de ninguém um fotógrafo melhor, já que a tecnologia não substitui a visão criativa, ou a compreensão da luz e a composição.

Além disso, câmeras antigas do tipo Full-Frame podem oferecer qualidade de imagem considerada melhor em aspectos específicos, visto que costumam apresentar menor ruído e maior retenção de detalhes nos cenários claros, em comparação com sensores APS-C modernos. 

Continua após a publicidade

Por outro lado, os sensores de câmeras modernas são considerados superiores na recuperação de sombras e no alcance dinâmico.

Também pode ser levado em consideração que as câmeras novas oferecem sistemas tecnológicos mais avançados, como o rastreamento por toque. Esses recursos facilitam o trabalho do fotógrafo e entregam uma maior "margem de erro" durante a captura das imagens.

Leia mais no Canaltech: