Publicidade

Canon apresenta câmera EOS R5 C com resfriamento interno para vídeos em 8K

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2022 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/Canon
Divulgação/Canon
Tudo sobre Canon

A Canon apresentou nesta quarta-feira (19) a EOS R5 C, uma versão da já conhecida EOS R5, mas com suporte para resfriamento interno, que deverá resolver alguns problemas de superaquecimento que geraram críticas ao modelo padrão. Porém, a câmera teve alguns recursos retirados, em especial no aspecto de estabilização de imagem.

A construção da câmera foi modificada para implementação de uma saída de ar na lateral esquerda. A utilização de ventiladores internos também provocou o aumento do corpo do produto, que passou a ter 111 milímetros de espessura — para efeito de comparação, a EOS R5 padrão tem 88 milímetros.

Continua após a publicidade

Grande parte dos comandos permanece nas mesmas posições, mas o botão de liga/desliga ganhou também a função de seleção entre os modos de foto ou vídeo. Com isso, torna-se necessário desligar a câmera por completo antes de alternar entre os modos, já que o sistema traz recursos bastante distintos para cada caso — e portanto não é possível capturar imagens estáticas durante a gravação de um vídeo ou vice-versa, função que a EOS R5 traz.

De acordo com informações fornecidas pela Canon, o resfriamento da nova câmera permite que ela capture vídeos a 8K/25p por até 50 minutos, ou 4K/50p por um período que varia entre 35 e 40 minutos — porém, esses valores podem ser encurtados pela autonomia de bateria, ou fim do espaço disponível no cartão de memória. Também é possível fazer vídeos 8K/60p caso a EOS R5 C esteja conectada diretamente na tomada, e a utilização de um cartão CFexpress Type B permite uma experiência mais adequada para formatos como o Cinema Raw Light. Também é possível armazenar dados de fotos e vídeos por meio de cartão SD.

Recursos cortados na Canon EOS R5 C

Continua após a publicidade

Mesmo que tenha características bastante similares com a EOS R5, a nova câmera teve uma perda considerável: a falta da estabilização no corpo do dispositivo (IBIS). Com isso, só é possível compensar movimentos indesejados de forma digital (com um crop de 1,1x), e em lentes que ofereçam o recurso de forma própria. Esse pode ser um fator determinante para usuários que costumam capturar fotos, mas quem grava vídeos pode ser auxiliado pelo uso de equipamentos como gimbals, tripés e monopés.

A câmera também apresenta algumas diferenciações quanto ao foco automático em cada um de seus modos. Enquanto nas fotos é possível utilizar o Dual Pixel CMOS AF II com suporte para detecção de animais em rápida movimentação, os vídeos ficam limitados ao Dual Pixel CMOS AF padrão, que não é capaz de identificar elementos como bichos ou carros em alta velocidade.

No mais, o restante das especificações é bastante semelhante entre as duas câmeras. Ambas trazem sensor CMOS full-frame de 45 MP, visor eletrônico com 5,76 milhões de pontos e tela traseira de 3,2 polegadas. O processador de imagem Digic X também é o mesmo, mas a Canon afirmou que fez alguns ajustes finos do componente em cada modelo.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

A Canon EOS R5 C ficará disponível para compra a partir de março com o preço sugerido de 4.499 dólares (cerca de R$ 24.599 em conversão direta), ou seja, 300 dólares (~R$ 1.640) mais cara do que a EOS R5 padrão. A câmera também poderá ser adquirida no Brasil de forma oficial mas não teve seu preço divulgado, sendo necessário "solicitar uma cotação através das distribuidoras e revendas autorizadas Canon Cinema EOS no Brasil."

Fonte: TechRadar