Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedor cria aspirador de pó que desenvolve mapas de Doom

Por| 27 de Dezembro de 2018 às 22h45

Link copiado!

Desenvolvedor cria aspirador de pó que desenvolve mapas de Doom
Desenvolvedor cria aspirador de pó que desenvolve mapas de Doom

Rich Whitehouse, um desenvolvedor de jogos de videogame que trabalhou em títulos como Star Wars Jedi Knight 2 e Prey (o original, lançado em 2006, e não o reboot da Arkane Studios de 2017), aproveitou o feriado de Natal para criar algo inusitado: um aspirador de pó que desenvolve mapas para Doom (o original de 1993, não o reboot de 2016).

Whitehouse utilizou para isso o Neosis, um software que ele próprio desenvolveu para facilitar que desenvolvedores de jogos fizessem a transferência de arquivos digitais para diferentes plataformas. Assim, o desenvolvedor criou um programa que pega os mapas digitais criados pelos aspiradores automáticos da Roomba (aqueles “robozinhos” que andam pela casa, desviando dos objetos no chão e aspirando tudo sozinhos) e transforma esses arquivos em mapas do inferno do primeiro Doom.

Com o nome de Doomba, Whitehouse chama o programa uma oportunidade de usar algoritmos para servir o Senhor das Trevas e ainda criar um trocadilho que irá assombrar toda a humanidade.

Continua após a publicidade

Para qualquer um que queira testar o programa, o desenvolvedor disponibilizou no Neosis (que é um aplicativo gratuito) o mapa que ele criou a partir do Roomba na casa dele, além de instruções para que outros desenvolvedores criem algoritmos utilizando seus aparelhos. O processo para a utilização é explicado no blog oficial do desenvolvedor, e infelizmente ainda não possui uma tradução para o português.

Ah, Whitehouse alertou que testou o algoritmo apenas no modelo Roomba 980 Robotic Vacuum, e que a utilização em modelos diferentes deste pode exigir algumas alterações no código-fonte do programa.

Fonte: Polygon