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A Alexa está ficando pior nos últimos meses?

Por| Editado por Léo Müller | 03 de Abril de 2023 às 16h15

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Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A Alexa é a assistente digital mais popular e, não à toa, venceu o Prêmio Canaltech de melhor assistente de voz — ela tem um ótimo funcionamento tanto para o controle de casa inteligente quanto para interações mais rotineiras.

Mas, muitos que usam a assistente há um bom tempo já devem ter ficado com a sensação de que, nos últimos meses, ela começou a ficar um pouco “surda” e ter algumas quedas de desempenho ou ter dificuldades para entender alguns comandos, por mais básicos que sejam.

Eu, particularmente, uso uma Echo da 4ª Geração e notei algo do tipo nas últimas semanas, mas também ouvi relatos de pessoas com a Echo Dot da 4ª Geração, além da Echo Show 5 e Echo Show 8 — que são os modelos mais simples da assistente com tela.

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Na maioria dos casos, as reclamações são as mesmas: bastante dificuldade para ouvir comandos, mas ainda há outras falhas gerais. Mas o que, de fato, está acontecendo com a Amazon Alexa?

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Não é só a sua Alexa que tem apresentado problemas

Como dito, problemas da Alexa já não são mais um ou outro caso isolado, e vários usuários relatam falhas parecidas. Na internet, é possível encontrar relatos com bastante facilidade em diferentes plataformas, desde redes sociais até os fóruns da própria Amazon.

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Muitos deles se referem a um aparelho Echo em particular — o modelo com a menor tela entre os dispositivos da Amazon. Apesar de ainda haver casos da Echo (4ª Geração), Echo Dot (4ª Geração) e Echo Show 8, as reclamações partem bem mais de usuários que possuem uma Echo Show 5.

No Reddit — rede social com inúmeros fóruns sobre vários assuntos — é comum encontrar reclamações do tipo. Neste, em específico, um usuário relata que começou a notar este problema do final do ano passado para cá e explica que chegou a formatar o aparelho, mas não houve nenhuma melhora. Coincidência ou não, foi justamente no período em que a Amazon anunciou um grande corte de funcionários.

Além das reclamações em redes sociais, fui atrás de pessoas que utilizam a Alexa em diferentes dispositivos para entender como esse comportamento da assistente tem afetado o uso no dia-a-dia.

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Diego Diniz, leitor do Canaltech, nos relatou que usa uma Amazon Echo Dot da terceira geração e uma da quarta geração e notou que, nos últimos meses, o desempenho dos dois aparelhos caiu bastante, principalmente o mais recente.

Segundo ele, a assistente digital tem bastante dificuldade para ouvir comandos, a maioria das vezes quando é acionada. Mas outra falha bem específica também tem atrapalhado o uso. Em alguns momentos, a assistente chega a executar rotinas que sequer existem na configuração do aplicativo ou que já foram apagadas.

“Várias vezes eu falo e ela não escuta ou não escuta completamente. Eu tinha parado de usar o controle remoto da TV porque sempre pedia para ela realizar os comandos, mas voltei a usar porque ela não escuta ou quando escuta não realiza a ação. Eu tenho um Echo Dot e tenho percebido que ela tá com dificuldades em responder perguntas sobre determinados assuntos, se conectar com dispositivos terceiros (como TV e caixa de som) e até de ouvir o próprio nome mesmo”, relata Katarina Bandeira, jornalista de tecnologia.

Outra falha comum é referente ao sistema de executar ações de acordo com barulhos no ambiente, como sons de chuva, de bebês chorando ou cachorros latindo. Essa é uma função bem interessante no aplicativo da Alexa, mas que não vem sendo bem executada devido aos problemas de “audição” em sua Echo Dot.

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Mais um leitor do Canaltech, Felipe Maass, relatou que usa a Alexa no aplicativo pelo Galaxy Tab S7 FE e pelo iPhone 11 e, nos dois casos, também tem enfrentado algumas dificuldades. Segundo ele, há bastante falhas da assistente para a leitura de livros do Kindle — outra função interessante dela.

De acordo com o relato, a assistente falha bastante quando recebe comandos para acelerar ou diminuir a velocidade da leitura e, em alguns casos, demora bastante para que ela entenda e faça o que foi pedido.

Outra falha bem comum é para controlar itens de casa inteligente, como smart lâmpadas e tomadas. David Gonzaga, outro leitor do Canaltech com quem conversei, relatou que sua Echo Dot parou de reconhecer grupos de dispositivos configurados no app nas últimas semanas. Antes, ele conseguia alterar a cor ou acender/apagar as luzes de uma só vez, mas agora ela apenas diz que não encontrou o grupo.

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Algo similar acontece com a Alexa de Andrey Felix — que usa uma Echo Dot — e Flávio Ricardo, que possui uma Echo Show 5 e duas Echo Dot 3. Segundo Andrey, a assistente falha bastante na hora de acender ou apagar luzes. Em determinadas situações, ele pede para desligar uma lâmpada, mas a assistente entende que é para ligar e mantém o dispositivo aceso.

Já Flávio reclama que, além da dificuldade para escutar os comandos, a Alexa dele, principalmente na Echo Show 5, costuma errar os dispositivos que devem ser controlados. Em alguns casos, ele pede para controlar uma lâmpada de um cômodo, por exemplo, mas ela faz isso com a de outro lugar da casa.

Demissões em massa afetou diversos setores

Inicialmente, o número de demissões estava em torno de 10 mil. Este foi um número divulgado por uma reportagem do The New York Times em novembro do ano passado, mas, em janeiro deste ano, o próprio CEO da Amazon, Andy Jassy, confirmou a demissão em massa de mais de 18 mil funcionários.

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Essa pode ser uma das razões para a queda no desempenho da assistente digital nos últimos meses. Isso porque, de acordo com o anúncio feito pelo executivo, uma das áreas afetadas neste corte foi a de desenvolvimento da Alexa, assim como a de dispositivos Kindle e a parte de varejo de livros.

Além dessa onda de desligamentos, a empresa também já comunicou — há alguns dias — que mais 9 mil funcionários serão demitidos, ou seja, um total de cerca de 30 mil trabalhadores da empresa desde o começo dessa crise estão afetados. Com isso, não deve haver uma expectativa de melhora, ou pelo menos não para os próximos meses.

Dessa forma, é natural imaginar que, com essa contenção de gastos, a empresa já não esteja tão focada no aprimoramento ou melhorias da assistente digital.

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Além disso, com menos funcionários no quadro, é possível que a equipe de desenvolvimento da Alexa tenha sido impactada e, com isso, afetado o desempenho da Alexa diretamente. Com menos gente corrigindo bugs e buscando aprimoramentos, é natural que um sistema complexo acumule problemas e, eventualmente, comece a se comportar como a Alexa vem se comportando nos últimos meses.

É importante destacar, no entanto, que isso é apenas uma possibilidade e, como não há informações oficiais sobre o assunto, não há como ter certeza acerca disso.

Posicionamento da empresa

Entramos em contato com a assessoria da Amazon no Brasil, a fim de obter informações mais detalhadas sobre os planos da empresa para o desenvolvimento da Alexa e também para entender se essa dificuldade para “escutar” os usuários é algo recorrente e se tem relação com os cortes de gastos.

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Em nota oficial, a companhia negou que esses problemas tenham relação com as demissões que realizou. A Amazon ainda afirmou que está ciente deste cenário e que “reforça seu comprometimento com os seus clientes e informa que está investigando a situação reportada”.

Fonte: New York Times, Reddit