O que é SLI?

Por Redação

Desenvolvido pela Nvidia, o Scalable Link Interface (SLI) é um método que permite unir duas ou mais placas de vídeo em apenas uma única saída de vídeo. O trabalho das placas de vídeo neste modelo é de compartilhar paralelamente o processamento de imagem, aumentando a velocidade e a qualidade de imagem.

O SLI teve início quando a 3Dfx teve a ideia de colocar duas placas de vídeo para processarem as imagens simultaneamente, melhorando a qualidade gráfica por meio da divisão das linhas de tela entre as placas de vídeo, possibilitando assim que cada uma respondesse por metade do conteúdo exigido dos games. Ele foi anunciado em 28 de junho de 2004 e lançado no mesmo ano, no dia 17 de novembro.

Como a Nvidia acordou a compra da 3Dfx, ela permitiu-se então adaptar a tecnologia e modificar o seu nome, que era Scan Line Interleaving, para o que é atualmente: Scalable Link Interface. A Nvidia já desenvolveu diversas formas de utilizar a associação de placas de vídeo, assim como a sua rival ATI, que utiliza a expressão Crossfire para nominar sua divisão de SLI.

Para que uma implementação de SLI funcione, a máquina precisa de ao menos duas placas de vídeo compatíveis, drivers compatíveis e uma placa-mãe com barramento PCI Express duplo. Um bom desempenho otimizado também requer um "perfil" de configuração para o jogo que será utilizado.

O SLI também pode funcionar com duas placas de vídeo diferentes. Uma das placas, porém, fica dedicada apenas ao processamento do PhysX, o software que renderiza a física de jogos compatíveis.

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