Firefox 84 removerá de vez compatibilidade com Adobe Flash

Por Rubens Eishima | 18 de Maio de 2020 às 16h30
Tudo sobre

Mozilla

Saiba tudo sobre Mozilla

Ver mais

Componente quase obrigatório no navegador durante muitos anos, o plugin Flash já tem data anunciada para morrer — o final deste ano. No Firefox, o fim do suporte ao programa está marcado para acontecer na versão 84, prevista para ser lançada em dezembro.

A informação foi revelada nas páginas de discussão de bugs do Firefox, em que um dos desenvolvedores indicou a versão planejada para a mudança. Antes disso, em outubro, a remoção já estará completada na versão Nightly (de testes) do navegador da Mozilla.

O Flash já tinha sido desativado por padrão no Firefox, exigindo uma configuração por parte do usuário para executar o plugin. Tal medida é semelhante à adotada pelo Google Chrome na metade de 2019.

Morte anunciada

A morte do Flash foi lenta e gradual, tendo sido atribuída muitas vezes ao surgimento do padrão HTML5, que oferecia opções aprimoradas para animações e multimídia sem a necessidade de plugins.

Constantes problemas de segurança, que exigiam constantes atualizações, ajudaram a minar a popularidade do programa. Outro fator que determinou a morte do Flash foram os smartphones, com suporte precário no Android e praticamente inexistente no iPhone — o finado Steve Jobs chegou a escrever um longo artigo em 2010 contra a ferramenta, apesar de a Adobe ser uma das principais parceiras da Apple (até hoje).

Fonte: Mozilla

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.