Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 84 removerá de vez compatibilidade com Adobe Flash

Por| 18 de Maio de 2020 às 16h30

Link copiado!

Firefox 84 removerá de vez compatibilidade com Adobe Flash
Firefox 84 removerá de vez compatibilidade com Adobe Flash
Tudo sobre Mozilla

Componente quase obrigatório no navegador durante muitos anos, o plugin Flash já tem data anunciada para morrer — o final deste ano. No Firefox, o fim do suporte ao programa está marcado para acontecer na versão 84, prevista para ser lançada em dezembro.

A informação foi revelada nas páginas de discussão de bugs do Firefox, em que um dos desenvolvedores indicou a versão planejada para a mudança. Antes disso, em outubro, a remoção já estará completada na versão Nightly (de testes) do navegador da Mozilla.

O Flash já tinha sido desativado por padrão no Firefox, exigindo uma configuração por parte do usuário para executar o plugin. Tal medida é semelhante à adotada pelo Google Chrome na metade de 2019.

Continua após a publicidade

Morte anunciada

A morte do Flash foi lenta e gradual, tendo sido atribuída muitas vezes ao surgimento do padrão HTML5, que oferecia opções aprimoradas para animações e multimídia sem a necessidade de plugins.

Constantes problemas de segurança, que exigiam constantes atualizações, ajudaram a minar a popularidade do programa. Outro fator que determinou a morte do Flash foram os smartphones, com suporte precário no Android e praticamente inexistente no iPhone — o finado Steve Jobs chegou a escrever um longo artigo em 2010 contra a ferramenta, apesar de a Adobe ser uma das principais parceiras da Apple (até hoje).

Fonte: Mozilla