Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quantidade de consumidores de TV pirata se aproxima do de assinantes no Brasil

Por| 28 de Maio de 2021 às 22h00

Link copiado!

Quantidade de consumidores de TV pirata se aproxima do de assinantes no Brasil
Quantidade de consumidores de TV pirata se aproxima do de assinantes no Brasil

A pirataria continua subindo no Brasil, de acordo os dados da última pesquisa da Mobile Time. De acordo com o levantamento, o país possui atualmente 33 milhões de usuários de TV pirata, ou seja, pessoas que acessam televisão por assinatura por meio de TV Boxes, sites ilegais, aplicativos entre outros.

O número, referente ao mês de março, vai contra a quantidade de pessoas no Brasil que atualmente pagam pelo serviço. São 45 milhões de usuários que assinam algum tipo de serviço de televisão. De acordo com o UOL, 200 mil pessoas cancelaram pacotes de assinatura a cabo apenas no mês de abril. Os argumentos, no entanto, seguem os mesmos: altos preços, mau atendimento e programação precária.

Continua após a publicidade

Segundo a Anatel, atualmente há pouco mais de 14 milhões de pontos ao redor do país — mas a queda persiste, o que indica que o Brasil pode fechar 2021 com um número abaixo. Outro fator que leva a essa baixa também é a alta dos serviços de streaming cada vez mais presentes na América Latina: com maior comodidade e amplo catálogo sob demanda, plataformas como a Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Globoplay e Paramount+ ganharam o protagonismo durante a pandemia de COVID-19 e tornaram-se aliados dos brasileiros nos momentos de entretenimento.

Perda financeira

A Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA, na sigla) iniciou uma nova campanha contra o consumo de TV pirata. A organização afirma que a perda financeira no Brasil com a prática já gera R$ 15,5 bilhões por ano, sendo R$ 2 bilhões apenas com impostos.

Continua após a publicidade

Num ranking global divulgado em dezembro Nagra/Kudelski Group, empresa líder em segurança digital, o Brasil ocupa o topo em consumo de pirataria online. De acordo com o estudo, dos 4 milhões de usuários que utilizam TV Box pirata ou um servidor ilegal, 648 mil são brasileiros.

O "vilão", no entanto, é o IPTV, um método de transmissão de sinais televisivos por meio da internet que permite acessar conteúdos por assinatura ilegalmente, principalmente canais pay-per-view e filmes para locação.

Fonte: UOL Splash