Publicidade

Polícia do Japão prende duas pessoas por postar filmes resumidos no YouTube

Por| Editado por Renato Santino | 12 de Julho de 2021 às 08h30

Link copiado!

Polícia do Japão prende duas pessoas por postar filmes resumidos no YouTube
Polícia do Japão prende duas pessoas por postar filmes resumidos no YouTube
Tudo sobre YouTube

A polícia do Japão prendeu duas pessoas por publicarem filmes resumidos no YouTube. Os fast movies, como são chamados, são edições que revelam o enredo inteiro de filmes apenas alguns minutos. Essa é a continuidade de uma ação das autoridades japonesas, que já haviam prendido outras três pessoas envolvidas no esquema. Segundo as produtoras, essa prática viola a lei de direitos autorais, porque são usadas cenas dos filmes sem qualquer tipo de autorização.

As edições duravam cerca de 10 minutos e, devido à sua popularidade, geravam receita de publicidade para os uploaders, tornando os crimes de natureza comercial. Antes, eles eram apenas editados, mas agora também contam com uma narração para a ajudar a explicar melhor o enredo.

Continua após a publicidade

O YouTube e outros sites de hospedagem de vídeos proíbem o usuário de realizar upload de filmes completos ou de materiais sem autorização. Fazer isso geralmente causa a exclusão do material, avisos de restrições por direitos autorais e, em casos mais graves, ações judiciais.

Prisão parece ser novidade neste meio tecnológico. Isto pode estar ligado, contudo, a uma tendência que preocupa autoridades japonesas. Os chamados filmes resumidos estão virando uma tendência por lá porque poupam o tempo de quem não quer assistir a toda película.

É preciso destacar que essa modalidade difere das críticas de cinema. Nesse caso, alguns youtubers usam cenas dos filmes para ilustrar trechos do que estão comentando. Nos fast movies, contudo, o objetivo é contar toda a história em cerca de 10 minutos.

Guerra do grupo antipirataria

Continua após a publicidade

O grupo antipirataria Content Overseas Distribution Association (CODA) informou que medidas seriam tomadas contra os uploaders, o que se concretizou no mês passado. Essas pessoas não foram submetidas a um processo civil, mas levadas diretamente para a prisão como parte de uma ação criminal com base em supostas violações da Lei de Direitos Autorais do país asiático.

De acordo com o CODA, os suspeitos editaram e publicaram quatro filmes de propriedade da Toho Corporation e da Nikkatsu Corporation. O grupo afirma que existem 55 contas no YouTube oferecendo esse tipo de conteúdo ilegal.

Depois das três prisões no mês passado, muitas delas foram encerradas e os filmes removidos, mas ainda há alguns insistentes. Resta saber se os “sobreviventes” ainda vão insistir na prática ou se haverá vitória nessa guerra contra os piratas.

Continua após a publicidade

YouTube também tem endurecido práticas

No início do ano, o YouTube havia apertado o cerco contra a pirataria. Documentos submetidos ao governo do Reino Unido revelaram novas ações da empresa no combate ao uso indevido da plataforma de vídeos.

Um dos sites na mira era o YouTubeConverter.io, que como o nome já diz, permite baixar vídeos da plataforma em diferentes formatos e qualidades, incluindo também opções de áudio. Dentre as reclamações, o site alega uso indevido do seu nome comercial e quebra de direitos autorais.

Se a moda pegar aqui no Brasil, donos de dezenas de sites piratas poderiam ter o mesmo destino. Você pensa que isso poderia ocorrer por aqui? Deixe sua opinião nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Torrent Freak