Publicidade

Anatel apreende 2,3 mil TV Boxes, celulares e drones piratas em Vitória (ES)

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu 2.386 produtos irregulares durante operação realizada em Vitória (ES), no último dia 17 de junho. A ação faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) e contou com apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM) e da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil (Decon).

A operação foi conduzida em uma loja atacadista que comercializava equipamentos de origem chinesa sem certificação da Anatel. Entre os itens apreendidos estão TV Boxes, celulares, baterias, carregadores, rádios transceptores, drones e câmeras sem fio. O valor estimado dos produtos é de aproximadamente R$ 110 mil.

Em nota, a agência informou que, além dos produtos irregulares, foram encontrados carregadores com selos de segurança falsificados. Nesses casos, além da abertura de processo administrativo, será registrada notícia-crime para apuração de falsificação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Fonseca Teles, destacou a importância da integração entre os órgãos envolvidos, essencial para o sucesso da ação, que contou com investigação e planejamento prévios. 

Já o conselheiro diretor Alexandre Freire, responsável pelo tema de combate à pirataria na agência, ressaltou que as operações do PACP vêm se expandindo para diferentes elos da cadeia de comercialização.

Ele explicou que a apreensão foi realizada em uma grande loja atacadista que “importava produtos irregulares e não homologados.”

A Anatel reforça que produtos não homologados podem comprometer a segurança do usuário e causar falhas no funcionamento de serviços de telecomunicações. 

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: Carregador original de iPhone é desperdício de dinheiro? E de Samsung ou Motorola?

Continua após a publicidade

Fonte: Anatel

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*