Review LG gram 17'' | Notebook com tela gigante, mas ainda leve e poderoso

Review LG gram 17'' | Notebook com tela gigante, mas ainda leve e poderoso

Por Fábio Jordan | Editado por Léo Müller | 26 de Julho de 2021 às 17h15
Ivo/Canaltech

Já faz um bom tempo que a LG aposta suas fichas em notebooks finos e leves, o que garantiu o sucesso da linha gram, a qual conta com vários modelos que entregam não apenas benefícios estéticos, mas também performance elevada num conjunto que chama a atenção de usuários mais exigentes.

Após várias investidas em aparelhos compactos, a fabricante recentemente ampliou esta série para um novo campo: o dos modelos com telas gigantes e, portanto, com dimensões um tanto exageradas. Os notebooks LG gram com tela de 17 polegadas são quase um paradoxo, uma vez que há um consenso de que display grande é sinônimo de peso extra.

Todavia, a LG provou que uma coisa que não está atrelada a outra. Os novos LG gram com tela de 17 polegadas são grandes, porém ainda assim conseguem manter o peso reduzido e prometem alto desempenho. Outro diferencial é a bateria de longa duração, que pode ser um atrativo conveniente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No interior dos novos LG gram, a empresa coloca configurações equilibradas com chips Intel Core de até 11ª geração. O modelo que trazemos para review hoje é o LG gram 17Z90N-V, o qual vem com Intel Core i5-1035G7. As promessas de upgrades são grandes, mas será as novidades valem a pena? Vamos conferir!

Prós

  • Design ousado;
  • Tela de alta qualidade;
  • Muito leve e fino;
  • Bateria de longa duração;
  • Configuração equilibrada.

Contras

  • Webcam de baixa resolução;
  • Preço elevado.

Design, Construção e Conectividade

Enquanto muitas marcas focam na miniaturização dos produtos e, portanto, na tendência das telas compactas, a LG vê uma oportunidade de seguir uma onda pouco aproveitada: a das telas grandes. Antes algo bem característico dos aparelhos gamer, os displays com medidas exageradas agora são cada vez mais comuns em notebooks destinados para o uso do dia a dia.

O detalhe obviamente é que a tela gigante impacta diretamente nas dimensões do produto, de modo que o novo LG gram com tela de 17 polegadas é um notebook grande. Não há qualquer dúvida de que ele é maior do que qualquer laptop de 14 ou 15 polegadas.

Imagem: Ivo/Canaltech

Todavia, ele ser maior não significa que ele é gigantesco. Fique tranquilo, este notebook ainda é compacto o suficiente para caber na maioria das mochilas. Graças ao design bem planejado, o novo LG gram 17Z90N-V tem um excelente aproveitamento do espaço.

Por exemplo: as bordas finas ao redor da tela resultam em reduções na medida da tampa, o que consequentemente leva a uma diminuição no tamanho do aparelho. E o mais importante é que, mesmo sendo um pouco maior do que os produtos convencionais, o LG gram continua sendo extremamente leve.

  • Dimensões (L x A x P): 38,0 x 1,68 x 26,3 cm
  • Peso: 1.350 gramas

A tela gigante também impacta no restante do aparelho, afinal a base do notebook tem as mesmas medidas para comportar os demais componentes. A notícia boa é que o design ousado garante ótima experiência de uso no dia a dia, já que há espaço de sobra para distribuir as teclas e incluir um touchpad generoso.

Com tanto espaço disponível, o LG gram apresenta uma excelente disposição de teclas e um bom espaçamento entre elas e ainda sobra espaço mesmo considerando o teclado numérico. Todos os botões são retroiluminados, e ainda temos um leitor de digitais embutido no botão Power.

Além de ser bonito e bem projetado, o LG gram tem acabamento de primeira. A qualidade de construção é notável em vários aspectos.

A webcam fica instalada na parte superior da tela. Já nas laterais temos as seguintes conexões: conexão de energia, três portas USB 3.0 (uma do lado direito e duas à esquerda), uma USB-C (compatível com Thunderbolt 3), saída HDMI, leitor de cartões e conector de fones de ouvido.

Imagem: Ivo/Canaltech

O sistema de som fica posicionado abaixo do laptop e o sistema de refrigeração fica escondido na parte traseira, bem na área da dobradiça. Para garantir a exaustão do calor, há pequenos pezinhos de borracha que mantêm o aparelho levemente elevado.

Ainda que alguns ajustes — principalmente na disposição de teclas e funcionalidades do teclado — pudessem deixar o produto ainda mais versátil para o dia a dia, o LG gram é um aparelho que impressiona no conjunto e que deve satisfazer mesmo os usuários que trabalham com produtividade intensa.

Tela

Conforme já comentamos, a tela é o grande destaque deste notebook. Temos aqui um display de 17 polegadas com qualidade superior ao padrão quad HD. O painel com tecnologia IPS apresenta proporção de 16:10, o que implica na resolução de 2560x1600 pixels, a qual é ideal para garantir maior definição em telas de grandes dimensões.

A fabricante não revela detalhes importantes sobre o display, como a especificação de luminosidade. A boa notícia é que a tela do LG gram de 17 polegadas é incrivelmente brilhante. Em nossas medições com luxímetro (usando app de smartphone), a tela superou 350 nits, o que é muito bom para ambientes com luminosidade excessiva.

Imagem: Ivo/Canaltech

Além disso, outra qualidade muto positiva é a fidelidade de cores, que torna o produto adequado para ver filmes com colorido satisfatório e também para trabalhar com edição de imagens. Segundo a informação oficial, o painel do LG gram 17 alcança 96% do padrão sRGB, o que está acima do que vemos em alguns aparelhos concorrentes.

O LG gram tem uma tela gigante, com boa resolução, brilho excepcional e colorido na medida para ver filmes ou editar imagens

A taxa de contraste da tela também impressiona e deve garantir uma experiência muito boa na maioria das situações. Talvez, o único ponto negativo do display seja a camada externa que tem um acabamento em material reflexivo, o que acaba dificultando a utilização em alguns ambientes.

É importante salientar que o tamanho exagerado e a resolução avantajada contribuem para uma melhoria significativa na produtividade. Graças a esta combinação, é muito confortável usar dois aplicativos lado a lado, sendo possível escrever um texto enquanto mantém uma página da web aberta ao lado, algo que é um pouco complicado em telas menores.

Teclado e Touchpad

O LG gram de 17 polegadas é um notebook muito bom para quem trabalha com textos ou planilhas. Aliás, só para constar, eu escrevi todo este review no teclado deste notebook e posso garantir que ele é bem confortável para digitação, uma vez que há um espaço considerável para apoio dos pulsos.

Talvez as únicas considerações importantes a serem feitas sobre o teclado são a ausência de uma tecla dedicada para o ponto de interrogação (que deve ser inserido através da combinação “Alt Gr + W”) e a configuração das teclas de função que exige o uso da tecla Fn para ativar qualquer comando especial.

Imagem: Ivo/Canaltech

A tecla de interrogação poderia ser facilmente incluída na posição tradicional, ou seja, ao lado da tecla “:” (dois pontos e ponto e vírgula), de modo que a fabricante precisava apenas reduzir o tamanho da tecla Shift (como já fez no lado esquerdo do teclado). Já a questão das teclas de funções, uma simples configuração de sistema ou via app poderia resolver a situação.

Já o touchpad do LG gram surpreende pelo tamanho e pela qualidade. Diferente de alguns laptops que usam componentes com plásticos mais simples, que criam uma sensação bizarra ao toque, este é de material reforçado. Além de garantir precisão nos comandos, ele funciona adequadamente com os comandos de múltiplos toques.

Configuração e Desempenho

O LG gram está disponível em diferentes configurações de tamanho, tela e hardware. Os modelos com display de 17 polegadas podem ser equipados com processadores Intel Core i5 ou Intel Core i7, mas há alguns pontos importantes a serem observados.

O modelo que nós recebemos para testes é o LG gram 17Z90N-V, que tem o processador Intel Core i5-1035G7, ou seja, um modelo já defasado, considerando que a Intel já disponibiliza a 11ª geração. O mais curioso é que o LG gram 17Z90P-G usa o Intel Core i7-1165G7.

Vale pontuar que as diferenças entre esses dois modelos não param por aí, sendo que a variante com Intel Core i7 tem memória mais rápida, SSD de maior capacidade, chip gráfico de maior desempenho e até mesmo bateria de autonomia prolongada.

Falando especificamente do modelo que analisamos, apesar de ser um componente de geração anterior, o processador Intel Core i5-1035G7 ainda é bastante adequado para as tarefas do dia a dia. Este processador tem quatro núcleos e roda até oito threads, o que no português claro significa que ele é capaz de cuidar de múltiplas tarefas sem dificuldades.

Imagem: Fábio Jordan/Canaltech

No comparativo com o LG gram que usa Intel Core i7, o modelo com i5 tem metade da quantidade de memória cache e frequência turbo limitada, o que significa que o Intel Core i5 demora um pouco mais para realizar algumas tarefas. No dia a dia, ambos desempenham incrivelmente bem, sendo que as diferenças só são perceptíveis para apps muito específicos.

Graças ao chassi de tamanho avantajado, o resfriamento do LG gram é muito eficiente. Aproveitando o espaço amplo, o calor é dissipado na área inferior do notebook, sendo que na maior parte do tempo as ventoinhas sequer são ativadas.

Em situações que o processador esquenta muito, o calor raramente atrapalha o uso, mesmo se o notebook estiver no seu colo, até porque o calor fica concentrado em áreas pouco comuns, de modo que o teclado não deve ficar muito quente.

Em nossos testes de estresse, o processador do LG gram ultrapassou os 90 °C, mas esta é uma situação extremamente rara e que só deve acontecer se você resolver renderizar vídeos ou realizar tarefas similares que demandem processamento constante.

É importante constatar ainda que esta é a temperatura de pico, de modo que o sistema de resfriamento rapidamente adapta a frequência do processador para diminuir o calor. Após algum tempo em situações de extrema performance, o clock da CPU (que normalmente pode chegar a 3,7 GHz) pode cair abaixo de 2 GHz, o que faz a temperatura ficar próxima de 80 °C.

O chip gráfico do Intel Core i5-1035G7 é o Intel Iris Plus Graphics, que entrega desempenho suficiente para processamento de vídeos, edição de imagens e jogos mais simples. Este modelo não é o mais recente da Intel, de modo que o Intel Iris Xe (presente no LG gram 17Z90P-G) é o mais recomendado para quem visa trabalhar com gráficos avançados.

O LG gram 17Z90N-V conta com 8 GB de memória RAM do tipo DDR4 com clock de 3.200 MHz, o que é ideal para esta máquina, já que é o padrão mais avançado suportado pelo processador, bem como é um componente com frequência elevada que deve entregar boa performance para o chip gráfico.

Imagem: Fábio Jordan/Canaltech

Em questão de armazenamento, o LG gram que analisamos conta com um SSD do tipo NVME. O modelo é o SSSTC CA5-8D256, que usa memória 3D TLC com capacidade de 256 GB, o qual alcança taxas de leitura de até 3.300 MB/s e de escrita de até 2.100 MB/s.

Em nossos testes, o SSD instaldo no LG gram 17Z90N-V alcançou mais de 3.400 MB/s para leitura e quase 1.700 MB/s para escrita. Ainda que os resultados de escrita fiquem aquém do esperado, o desempenho é surpreendente e mais do que suficiente para atividades que usam o armazenamento de forma intensa.

O LG gram traz uma série de aplicativos pré-instalados, porém a maioria são softwares da própria fabricante para gerenciar energia, configurar o sistema de som e manter o computador atualizado. O único programa mais pesado é o antivírus McAfee, mas que pode ser desinstalado facilmente.

Em tempos que as videoconferências ficaram muito mais comuns, o LG gram 17Z90N-V decepciona severamente com uma webcam de baixíssima qualidade. Temos aqui uma câmera de 0,9 MP que produz imagens muito granuladas, a qual entrega qualidade apenas para vídeos em 720p e que sofre com falta de definição e dificuldades para regulagem de brilho. Certamente, este é um dos piores aspectos que limita o potencial do LG gram!

Sistema de som

Considerando a tela enorme e as dimensões avantajadas, é perfeitamente normal presumir que um notebook desse tipo tem um som poderoso, não é mesmo? Bom, como diria o ditado: tamanho não é documento. Assim, o aspecto gigante do LG gram 17Z90N-V não significa que ele abriga um sistema de áudio robusto.

A fabricante optou por instalar aqui um conjunto de alto-falantes estéreo com potência de 1,5 watt cada, o que totaliza 3 watts de potência. Isto é ruim? De forma alguma, porém também não estamos tratando de uma configuração que impressione em todos os sentidos.

Imagem: Ivo/Canaltech

O sistema de som do LG gram de 17 polegadas entrega qualidade razoável, o que significa que você deve ter uma experiência agradável para filmes, músicas ou jogos, mas ele está longe de ser o mais adequado para um notebook grande.

Trata-se de uma configuração que, na configuração padrão, tem boa equalização, mas que peca pelos graves limitados e pelo volume que não impressiona. Em nossos comparativos, o som deste LG gram não pareceu tão poderoso quanto o que temos em alguns notebooks compactos.

Imagem: Fábio Jordan/Canaltech

Entretanto, há um truque para extrair um som melhor. O LG gram é compatível com a tecnologia DTS: X Ultra, que possibilita uma melhor propagação do som. Assim, para conseguir um áudio mais encorpado, é possível usar o software da DTS e usar diferentes ajustes para cada conteúdo.

Ao usar o modo de áudio personalizado, é possível usar a potência máxima, ativar o reforço de graves e obter melhor clareza nos diálogos. No entanto, devido às limitações dos alto-falantes, é possível que tais regulagens acabem criando distorções, então é importante ajustar com cuidado para não piorar a experiência de entretenimento.

Bateria e Carregamento

O LG gram 17Z90N-V tem uma bateria caprichada que, segundo a fabricante, alcança até 17 horas de autonomia. Na ficha técnica do produto, há a informação de que este laptop tem uma bateria de 80 Wh, o que pode ser um exagero para aparelhos mais simples, mas certamente é algo fundamental para manter uma tela grande ativa por longos períodos.

Bom, vale observar atentamente a promessa da fabricante que é um bocado elevada. Será que é possível usar o notebook por tanto tempo? Os números oficiais são alcançados em condições bem específicas, por isso nós realizamos um teste padronizado para averiguar a capacidade em uma situação de uso real. Confira a metodologia:

  1. Primeiro, nós recarregamos a bateria até 100%;
  2. Depois, alteramos o perfil de energia para “Melhor Bateria” (que é o modo econômico do Windows 10);
  3. No caso deste notebook que tem um display muito brilhoso, nós configuramos o brilho da tela para 50%;
  4. Regulamos o nível de volume do som em 30%;
  5. Habilitamos o Wi-Fi para realizar um teste com streaming;
  6. Reproduzimos vídeos na Netflix por três horas consecutivas.

Após três horas de vídeos ininterruptos, a bateria do LG gram caiu para 78%, de modo que temos um consumo aproximado de 7% por hora. Assim, a constatação é de que bateria pode alcançar a autonomia total de 14 horas para reprodução de filmes. Basicamente, dependendo dos apps em execução e dos ajustes (como o brilho de tela em nível mais baixo), é possível que a bateria dure até mais e chegue ao número oficial da fabricante.

A bateria de longa duração é um destaque do LG gram 17Z90N-V, pois ela garante energia de sobra para trabalhar o dia todo ou curtir filmes

Vale mencionar que, após o teste de vídeo, eu trabalhei no notebook para digitação deste review e para navegação na web, sendo que a bateria ainda durou mais 10 horas até chegar em 20%. Então, você pode ter a certeza de que o LG 17Z90N-V tem energia para o dia todo e deve ser um modelo excelente para quem precisa trabalhar muito tempo longe da tomada.

Imagem: Fábio Jordan/Canaltech

O carregador de energia que vem com o LG gram consegue recarregar a bateria de forma rápida. Mesmo com um componente energético de grande capacidade, o tempo de recarga é de cerca de 2 horas e 45 minutos. Além disso, é possível efetuar a recarga através da porta USB, porém é necessário usar um carregador potente — que não vem com o produto.

Concorrentes diretos

O LG gram de 17 polegadas é o tipo de notebook que não tem concorrentes diretos. Há muitos laptops finos, leves, com bateria de longa duração e com diversas outras qualidades similares com as deste modelo, porém nenhum deles reúne o mesmo conjunto de características em um dispositivo com tela gigante.

O detalhe a ser observado, no entanto, é que o LG gram 17Z90N-V tem preço elevado. Na época de publicação deste review, o valor do produto girava próximo dos R$ 10.000. Assim, considerando que ele é um aparelho de alto valor, podemos considerar alguns aparelhos premium como concorrentes.

É o caso do MacBook Air com processador M1, que pode não entregar uma tela tão grandiosa em tamanho, mas que tem a mesma resolução, se destaca por uma configuração de memória similar e que tem performance muito otimizada. O novo MacBook também é muito leve e tem bateria de longa duração. Uma vantagem é que ele custa quase R$ 2.000 a menos.

Outro modelo com preço similar é o Dell XPS, que assim como o computador da Apple é caracterizado por uma tela menor, mas de resolução um pouco menor. A vantagem do produto da Dell sobre o da LG é a configuração de hardware mais robusta, já que ele tem processador Intel Core i7-1185G7, 16 GB de memória e 1 TB de armazenamento. O valor varia muito, mas pode ser encontrado por até R$ 1.000 a mais.

Conclusão

O LG gram 17Z90N-V é um dos notebooks mais ousados que testamos neste ano, sendo a prova de que é possível otimizar tamanho de tela e hardware sem onerar ao peso do aparelho. A fabricante fez um ótimo trabalho na composição deste produto, sendo um modelo bonito e que ainda prioriza a usabilidade, ideal para quem trabalha o dia todo no laptop.

Apesar de a versão analisada ainda usar um processador Intel Core de 10ª geração, o desempenho é bastante satisfatório e deve suprir as necessidades do dia a dia e até mesmo quebrar um galho em atividades que demandam mais poder, como edição de imagens ou mesmo alguns games mais leves.

Há muitos pontos a favor do produto, porém é inegável que o tamanho exagerado pode ser um fator complicado para quem carrega o notebook para todo lado, mas infelizmente não há como usar uma tela grande e manter o tamanho compacto, afinal isso vai contra as leis da física. Não por acaso, o LG gram de 17 polegadas é único nesta característica, pois as marcas não costumam apostar nesta proposta.

Por fim, temos a questão do preço, que coloca este notebook numa posição complicada, já que ele compete com outros tantos aparelhos de luxo. Se a sua praia é tela grande, então o LG gram 17Z90N-V é a escolha correta, mas se você quer leveza e alta performance, então outros modelos (como o MacBook Air de 2020) têm uma melhor relação entre custo e benefício.

Gostou do novo LG gram? Então, aproveita que nós separamos uma oferta especial:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.