É oficial: Apple revela novo MacBook Pro com foco total no chip M5
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Depois de rumores, vazamentos e um teaser da própria Apple, a nova geração de chips M5 teve seu lançamento oficializado através de um Macbook Pro de 14 polegadas. A Maçã promete grande eficiência, entregando autonomia de bateria de até 24 horas, aumento significativo de performance com IA e gráficos, e uma excelente oportunidade de upgrade para donos de aparelhos com CPUs Intel.
- Testamos o iPhone Air: um erro óbvio e uma grande surpresa positiva
- iPhone 17 Pro é a mudança que a Apple precisava, mas não é tudo isso
Segundo a Apple, o novo chip M5 entrega até 30 vezes mais desempenho gráfico em relação a um MacBook Pro com Intel Core de 9ª geração, a última a aparecer na linha de notebooks da marca. Por isso, com tanta evolução com o chip proprietário da empresa, não é difícil trazer tanta vantagem sobre processadores de mais de cinco anos atrás.
Destaques do chip Apple M5
Em relação ao novo MacBook Pro, trata-se basicamente do mesmo modelo equipado com CPU M4. Ou seja, o destaque mesmo fica para o desempenho do SoC de nova geração, já que em termos de recursos do aparelho em si, a Apple ficou devendo.
O chip M5, no entanto, chega com a promessa de ser o "próximo grande salto em IA para o Mac". Ele conta com uma nova GPU de 10 núcleos que, pela primeira vez, possui um "Acelerador Neural" em cada núcleo, resultando em uma performance de IA até 3,5 vezes superior à do M4. O processador também foi aprimorado, com uma CPU de 10 núcleos que é até 20% mais rápida em tarefas multi-core que a geração anterior.
A Apple também focou em outras áreas, como um 16 núcleos mais rápidos para tarefas de IA no próprio dispositivo e um aumento na largura de banda da memória, que agora ultrapassa os 150 GB/s. Outra melhoria significativa está no armazenamento: o novo MacBook Pro com M5 traz um desempenho de SSD até duas vezes mais rápido que a geração anterior, acelerando tarefas como a importação de fotos em RAW ou a exportação de vídeos grandes.
M5 vs. Gerações anteriores
A Apple fez questão de destacar o salto de performance do M5, não apenas em relação ao M4, mas principalmente para quem ainda utiliza um Mac com chip M1 ou com os antigos processadores da Intel. A mensagem é clara: agora é a melhor hora para fazer o upgrade.
M5 vs. M4:
- Gráficos até 1,6x mais rápidos em aplicativos profissionais e jogos
- Renderização 3D no Blender até 1,7x mais rápida
- Desempenho em IA para aprimoramento de vídeo (Topaz Video) até 1,8x superior
M5 vs. M1:
- Performance de CPU até 2x mais rápida
- Desempenho de GPU com ray tracing até 6,8x superior
- Desempenho em IA até 6x mais rápido
- Até 4 horas a mais de autonomia de bateria
M5 vs. Intel:
- Performance de CPU até 5,5x mais rápida
- Desempenho de GPU com Ray Tracing até 30x superior
- Desempenho em IA até 86x mais rápido
- Até 14 horas a mais de autonomia de bateria
O novo MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 já está disponível para pré-venda nas cores "preto-espacial" e prata, com as entregas começando no dia 22 de outubro. O preço inicial é de R$ 19.999 e vai até R$ 24.799, dependendo da configuração.
Veja mais do CTUP: