Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conectividade, desempenho e mobilidade: o perfeito equilíbrio num notebook

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Junho de 2021 às 13h15

Link copiado!

Divulgação/2AM
Divulgação/2AM

Por Luciano Beraldo*

O que o consumidor procura em um notebook? Nesse período de aceleração digital que vivemos, os computadores se consolidaram como provedores de soluções para as mais diversas situações e, por isso, o mercado exige, entre outros pontos, que os produtos ofereçam um equilíbrio perfeito entre conectividade, desempenho e mobilidade.

No ano passado, no início do distanciamento social, houve uma corrida para aquisição de aparelhos eletroeletrônicos, entre eles notebooks, para os consumidores que constataram a necessidade de atualizar seus equipamentos em casa, no intuito de atender às demandas do trabalho, estudos, além da intensificação das compras online. Com a ampliação do período em casa, as opções de entretenimento, como navegar por sites, redes sociais ou assistir a filmes e séries, também passaram a ser mais valorizadas.

Assim, o que certamente ficará como um legado do período atual, e que já faz parte das exigências do público, é que os notebooks tenham rendimento ampliado, oferecendo, também, portabilidade, elegância e eficiência para a produtividade. Estão no foco do usuário dispositivos que atendam às necessidades e que se aliem a todas as ações do dia a dia. 

Continua após a publicidade

A expectativa pela retomada gradual das atividades externas acelera a busca por produtos mais leves. E é importante que esse peso reduzido seja uma vantagem em todos os aspectos. A espessura se torna cada vez mais fina, mas precisa ser suficiente para comportar o mais alto nível de inovações tecnológicas. O desenvolvimento do notebook deve levar em conta uma estrutura compacta, com processadores de alta eficiência e capazes de dosar potência e economia de bateria de acordo com a necessidade, garantindo uma performance que assegure uma duração de bateria cada vez mais longa. E um ponto que vem ganhando destaque na preferência do usuário ao longo dos últimos meses é o armazenamento rápido, inclusive com a possibilidade de se ampliar a capacidade pela adição de unidade SSD ou mesmo a ampliação da memória RAM sem a necessidade de ir a assistências técnicas.

No conceito de mobilidade aliada à performance, outros detalhes são considerados, como teclas e clickpad que favoreçam a ergonomia e oferecer mais do que um design que não destoe das muitas decorações que o produto pode ocupar. A adaptação aos mais variados ambientes precisa permitir, por exemplo, um brilho de tela para o usuário utilizar o produto mesmo em locais com forte iluminação direta ou áreas externas. 

Torna-se indispensável ainda a conexão sem complicações com os mais diversos aparelhos que compõem o cotidiano de cada usuário, seja smartphone, tablet, fones de ouvido, monitores ou TVs. Já existem no mercado nacional notebooks que executam apps de celulares, com possibilidade de criar atalhos para esses softwares na área de trabalho do computador, além de receber notificações, SMS, fazer download de fotos, copiar e colar textos entre os dispositivos, inclusive arrastando e soltando documentos ou imagens de um dispositivo para outro. Tudo sem a necessidade de tirar o smartphone do bolso.

Com a implementação de novas funções, e o avanço de outras funções pré-existentes, é inegável que o notebook se consolidou como protagonista de rotinas cada vez mais tecnológicas, em um movimento que se reflete imediatamente em um público ainda mais exigente em todos os aspectos.

Continua após a publicidade

*Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil