Como tirar o notebook do modo hibernar

Como tirar o notebook do modo hibernar

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2021 às 14h31
(Imagem: Reprodução/ Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

O computador tem algumas opções diferentes quando se trata de desligá-lo. A mais óbvia é justamente a de desligar, onde seu dispositivo é desligado por completo. Agora, quanto às outras duas, hibernar e suspender, podem haver algumas dúvidas de como se diferenciam e também de como tirar o notebook desses modos.

O que é suspender o computador

O que muda entre eles? O modo suspensão deixa o seu notebook em um estado onde há um baixo consumo de energia, sem necessariamente desligá-lo, e onde ele é iniciado mais rapidamente, voltando imediatamente de onde parou.

(Imagem: Windows/Unsplash)

Ele salva todo o trabalho de forma automática e apenas desliga o computador se a bateria do notebook estiver com uma carga extremamente baixa. A própria Microsoft recomenda que esse modo seja usado quando o dispositivo não será usado por algum tempo, como uma ida ao banheiro ou uma pausa para um café.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O que é hibernar o computador

Já o modo hibernar é um pouco diferente. Pode-se dizer que ele é um estágio intermediário entre o suspender e o desligar. Ele gasta ainda menos energia, e ainda salva o que quer que estava fazendo, mas em vez de manter as suas coisas de forma temporária na memória RAM, tudo fica salvo no seu local de armazenamento.

(Imagem: Windows/Unsplash)

Assim, o computador pode ser desligado e, quando voltar o computador da hibernação, ele vai trazer tudo de volta, esperando mais tempo que uma suspensão, mas menos do que quando ele estava completamente desligado. Vale dizer que ela não está habilitada em todos os notebooks por padrão.

Mas como tirar o notebook do modo hibernar?

Isso pode ser feito de uma forma bem simples e funciona tanto para quando o notebook está em suspensão, quanto para quando ele está em hibernação. Em alguns modelos basta levantar a tela que ele deve voltar a ligar, enquanto outros dispositivos acabam exigindo que o usuário pressione alguma tecla do teclado para que ele retorne de onde você parou. Por fim, algumas fabricantes exigem que o botão de energia seja rapidamente pressionado para que o computador seja "acordado".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.