Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como prolongar a autonomia da bateria de seu notebook?

Por| 18 de Dezembro de 2014 às 09h30

Link copiado!

Como prolongar a autonomia da bateria de seu notebook?
Como prolongar a autonomia da bateria de seu notebook?

Apesar de o mercado de computadores desktop e notebooks estar enfraquecendo perante a popularidade dos tablets e smartphones, não há como negar a versatilidade de um bom laptop para executar tarefas relativas a trabalho ou lazer, de forma mais confortável e beneficiando-se de uma maior potência e compatibilidade de softwares.

Entretanto, um problema antigo de qualquer dispositivo eletrônico sempre foi uma pedra no sapato de quem usa notebook no dia-a-dia: a pouca autonomia da bateria. Infelizmente a tecnologia de criação de baterias não conseguiu evoluir tanto na computação móvel e apesar de contarmos com computadores mais eficientes e potentes, continuamos dependendo da tomada ao longo de um dia de trabalho.

Alguns pequenos ajustes no sistema operacional podem ajudar a fazer a carga da bateria de um notebook durar mais tempo. Confira agora algumas dicas para ajudá-lo a ficar o máximo de tempo possível longe de uma tomada.

Ajustes no plano de energia do Windows

Continua após a publicidade

O Windows oferece alertas na área de notificação para avisar o usuário quando a bateria do notebook está com pouca energia. Para acessar e personalizar essas configurações, clique com o botão direito sobre o ícone de bateria próximo ao relógio e clique em "Opções de Energia";

Clique na opção "Alterar configurações do plano" e em "Alterar configurações de energia avançadas". Na janela que se abrir, expanda a opção "Bateria" e personalize quando as notificações de bateria fraca e de bateria em carga crítica deverão ser exibidas pelo sistema. Valores recomendados para conservar sua bateria e evitar desgastes por ciclos de carga são de 20% para bateria baixa e de 10% para bateria crítica.

Continua após a publicidade

Hibernar é melhor do que suspender

A função de suspensão é bastante útil, pois permite que se salve o estado de uso do computador e reinicialize-o rapidamente. O problema é que a suspensão guarda as informações de sessão e de programas abertos na memória RAM do notebook, que precisa consumir energia para se manter funcionando. Isso faz com que o computador não desligue completamente, entrando em modo de espera (stand-by).

A melhor escolha nesse caso é evitar usar a suspensão e utilizar a hibernação, que salva essas mesmas informações no disco rígido e não na memória RAM, o que permite que o notebook desligue completamente.

Para ativar a hibernação no Windows 7 e 8.x, basta acessar as configurações de energia, clicar na opção "Escolher a função dos botões de energia", depois em "Alterar configurações não disponíveis no momento". Na parte de baixo da tela, marque a opção "Hibernar".

Continua após a publicidade

Regule o brilho do monitor

O monitor também pode consumir bastante energia da bateria de um notebook dependendo do nível de brilho dele. Caso não seja necessária uma boa iluminação da tela, convém diminuir o brilho do monitor para poupar energia.

Continua após a publicidade

Elimine processos desnecessários

Programas e processos rodando sem necessidade também podem drenar energia da bateria. Ao abrir o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) é possível verificar quais processos podem estar rodando sem necessidade e ordenar que eles parem de funcionar.

Mas tome cuidado, pois alguns processos são importantes para o funcionamento do computador e desativá-los pode causar problemas de funcionamento no seu Windows.

Continua após a publicidade

Desligue tudo que não estiver usando

Se você não está utilizando conexão Wi-Fi ou Bluetooth no momento (caso esteja usando conexão cabeada com a Internet e caso não utilize periféricos conectados via Bluetooth, como um mouse sem fio), desligue essas conexões em seu notebook. Elas ficam funcionando mesmo que você não as use diretamente - verificando novas redes Wi-Fi disponíveis, por exemplo - o que evidentemente consome energia.

Continua após a publicidade

Essas são algumas dicas para ajudar você a prolongar a autonomia da bateria de seu notebook, permitindo que você trabalhe e se divirta por mais tempo, sem depender de uma fonte externa de energia.

Canaltech no YouTube

As baterias têm um limite de “ciclos de vida” determinado pela fabricante e algumas dicas de uso podem fazer a peça durar mais tempo. Saiba mais sobre a vida útil das baterias e o que fazer para usá-las da melhor forma possível. Assista ao vídeo COMO FAZER A BATERIA DO NOTEBOOK DURAR MAIS e se inscreva no Canaltech no YouTube.