Publicidade

CES 2023 | ASUS renova ProArt Studiobook 16 com tela OLED 3D e novas CPUs Intel

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Asus
Asus
Tudo sobre ASUS

Durante a CES 2023, a ASUS apresentou o ProArt Studiobook 16 2022, mais novo notebook premium da fabricante com foco em profissionais. Além de um design renovado focado em aprimorar a refrigeração e novas CPUs e GPUs de Intel e Nvidia, o laptop chama atenção pela presença dos recursos já consagrados da marca para aplicações profissionais, pela ficha técnica robusta, conectividade bastante avançada e a inédita tela OLED 3D com tecnologia proprietária.

O ProArt Studiobook 16 chega embarcado com os novos processadores Intel Alder Lake-HX de 13ª geração, com até 24 núcleos e 32 threads, acompanhados das também recém-anunciadas Nvidia GeForce RTX 4000 mobile — ainda não está confirmado quais modelos de chips gráficos serão utilizados.

Completa a ficha técnica os até 64 GB de RAM DDR5-4800, com dois slots disponíveis para upgrade, e até 8 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, com dois slots disponíveis para troca e adição de mais discos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para garantir a performance dos componentes mantendo as temperaturas sob controle, a ASUS implementou uma série de medidas interessantes, começando pelo design do notebook. Lembrando muito o que a Lenovo adota na família gamer Legion, o novo Studiobook possui construção chamada pela empresa de "Step-wise design", em que a tampa está mais levantada e há uma extensão na traseira para aprimorar a refrigeração.

O lançamento também teria "design por tecla" para permitir maior entrada de ar através do teclado, uso de metal líquido como interface para dissipar o calor dos chips com maior velocidade, e um enorme heatsink com 7 heatpipes e duas ventoinhas de 102 pás cada, apoiados por 4 áreas de exaustão. Com todo esse esforço, a empresa garante que em cargas de trabalho pesadas que combinam CPU e GPU, os processadores poderiam chegar aos 150 W (55 W da CPU + 95 W da GPU).

A característica de maior destaque do aparelho é sua tela OLED 3D, a ASUS Spatial Vision. O display de 16 polegadas em proporção 16:10 embarca um painel OLED premium comum, com resolução 3.2K de 3200 x 1200 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, com promessa de altíssima precisão graças à variação Delta-E abaixo de 2, mas chama atenção pela tecnologia 3D.

O painel combina o OLED com uma lente lenticular, que modifica o foco em pontos específicos, e uma camada de cristal líquido para converter a imagem entre 2D e 3D, lembrando bastante o que a Acer fez com o SpatialLabs, sua própria tela com projeção tridimensional. Assim como a rival, a solução da ASUS não exige óculos especiais, e já seria compatível com uma ampla gama de programas, incluindo SteamVR, a API Vulkan, Unity Engine, Unreal Engine, Blender e Nvidia Omniverse, além de formatos de arquivos como .FBX, .3DS, .MP4, .OBJ e outros.

A ideia seria proporcionar uma experiência mais imersiva em games, vídeos e até no Metaverso, ao mesmo tempo em que possibilita criadores de conteúdo e outros profissionais a terem uma visualização mais precisa das produções que estão desenvolvendo. É importante destacar que a tela 3D é um opcional — o Studiobook também será lançado com o mesmo painel OLED em uma versão 2D tradicional.

Continua após a publicidade

Ambas terão suporte à caneta stylus, que pela primeira vez no mercado poderá ser usada ainda no trackpad do dispositivo (28% maior que na geração passada), similar a uma mesa digitalizadora. Fora isso, estão de volta recursos como o ASUS Dial, a roda de ajustes rápidos configuráveis integrada ao trackpad, e a suíte de software ProArt Creator Hub, agora em sua versão 2.0, tendo como novidades o uso do dial em qualquer programa, configurações mais amplas do painel de controle da ASUS e gerenciador de cores desenvolvido com a Pantone.

O conjunto de conectividade também é outro ponto forte do laptop profissional estreante, estando presentes duas portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), duas portas USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), porta Ethernet de 2,5 Gbps, Wi-Fi 6E, HDMI 2.1, conector P2 para fones de ouvido e microfone, e leitor de cartões SD no padrão SD Express 7.0, que suporta taxas de transferência elevadas de até 985 MB/s.

Outros destaques incluem MUX Switch, para desabilitar a GPU integrada e ter mais desempenho com acesso direto à GPU dedicada na tela do notebook, certificação militar MIL-STD-810H de resistência a impactos, radiação, vibração e umidade, HDR com Dolby Vision e certificação DisplayHDR Black 500, som estéreo otimizado pela Harman Kardon com Dolby Atmos, dobradiça que atinge abertura de 180°, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial, bateria de 90 Wh e Windows 11 de fábrica.

Continua após a publicidade

Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.