Apple já trabalha em MacBook Pro de próxima geração com chip M4
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Cinco meses após o lançamento do MacBook Pro com processador M3, a Apple parece já ter iniciado "o desenvolvimento formal" dos futuros laptops premium da marca com a próxima geração de chips M4.
- Apple trabalha em MacBook com tela dobrável para lançamento em 2027
- iPhone 16 Pro surge com inédito botão de captura e pequenas mudanças
A informação foi anunciada pelo jornalista Mark Gurman do Bloomberg durante uma sessão de perguntas e respostas sobre o Apple Car, projeto descartado após uma década em desenvolvimento e que era testado com exclusivo chip de poder equivalente a quatro processadores M2 Ultra combinados.
Gurman não revelou maiores detalhes a respeito do futuro MacBook Pro com M4, mas rumores apontam aumento de núcleos Neural Engine para alta potência em tarefas de inteligência artificial.
Toda a linha de processadores M1, M2 e M3 estrearam com 16 núcleos de Neural Engine, com excessão dos modelos M1 Ultra e M2 Ultra, que oferecem configuração de 32 núcleos.
Não sabemos se a Apple deve manter a configuração base de 16 núcleos para o chip M4, mas é possível que a empresa inaugure uma opção com 24 núcleos e continue destinando a versão com 32 núcleos para configurações mais caras.
Assim como gerações anteriores, esperamos que a próxima linha de processadores da Apple seja composta pelo M4, M4 Pro, M4 Max e M4 Ultra.
Os chipsets da atual geração anunciados até o momento são o M3, M3 Pro e M3 Max. O futuro M3 Ultra deve ser anunciado em meados deste ano como o modelo definitivo, abrindo espaço para o anúncio da linha M4 entre o fim de 2024 e início de 2025.
Até lá, ainda mais detalhes de especificações devem surgir destrinchando o Apple Silicon de 4ª geração.
Fonte: Bloomberg