Acer Nitro 5 com RTX 3050 | O que este notebook gamer roda?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Novembro de 2023 às 13h30

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Acer

O Acer Nitro 5 é um dos notebooks gamer mais populares do Brasil, devido à sua qualidade geral e bom custo-benefício. O notebook conta com configuração equilibrada para oferecer bom desempenho em jogos rodando em 1080p, ao mesmo tempo que dispensa componentes high-end a fim de manter um preço mais acessível.

Os notebooks Acer Nitro 5 mais recentes são equipados com o processador Intel Core i5 de 13ª geração e processador AMD Ryzen 5 da série 7000. São chips intermediários com ótimo desempenho para tarefas do dia a dia, além de jogos e alguns trabalhos mais pesados.

O resto da configuração inclui placa de vídeo RTX 3050, 8 GB de memória RAM, SSD NVMe de 512 GB e tela IPS LCD de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz. Sobre a estrutura do notebook, ele tem as dimensões de 36,3 x 27,2 x 2,6 cm e pesa 2,6 kg. A bateria do aparelho tem 57 Wh e sua fonte tem potência de 180 W.

Continua após a publicidade

Especificações à parte, se você estiver interessado em comprar o Acer Nitro 5 e não tem noção do que ele é capaz de rodar, nós tiramos a sua dúvida. Confira nossas indicações de uso com base na performance deste notebook gamer custo-benefício.

Estudos, trabalhos e consumo de mídia

O Acer Nitro 5 oferece ótimo desempenho para estudos e tarefas de escritório. O notebook não trava, nem apresenta lentidão, mesmo com várias abas do navegador ou programas abertos ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Essa folga na performance é proveniente da configuração da máquina, já que o processador de ambos os modelos é bem potente. Os 8 GB de memória RAM também são suficientes para a maioria das tarefas, e o SSD NVMe promove a agilidade do sistema.

O notebook também é ótimo para assistir a filmes e séries, uma vez que sua tela IPS LCD oferece boa qualidade de imagem. As cores são vivas e o contraste é decente. O ângulo de visão também é bom, o que significa que as cores não ficam distorcidas quando o usuário olha a tela de uma posição inclinada.

Sendo assim, o Acer Nitro 5 é um excelente notebook para rodar vídeos via streaming, como YouTube, Prime Video, Netflix, videoaulas, assim como para videoconferências.

Continua após a publicidade

Edição de vídeos e fotos / Arquitetura e modelagem 3D

O Acer Nitro 5 consegue oferecer desempenho decente para a edição de vídeos e fotos, além de modelagem 3D. A RTX 3050, apesar de ser uma placa de vídeo de entrada, é mais poderosa que a GTX 1650 que ainda equipa grande parte dos notebooks gamer no Brasil.

A tela LCD IPS oferece boa qualidade de imagem, mas pode não ser ideal para trabalhos específicos, que exigem alta precisão na identificação de cores. Digo isso porque a Acer não divulgou a fidelidade de cores coberta pelo display do aparelho.

Continua após a publicidade

Jogos leves

Com uma configuração equilibrada, que combina boa performance e preço em conta, o Acer Nitro 5 é um notebook gamer muito bom para jogos leves. Em nossos testes, Counter Strike: Global Offensive fez uma média de 150 FPS com a qualidade gráfica alta.

Essa marca é muito boa considerando que há margem para reduzir a qualidade gráfica e atingir taxas de FPS ainda mais altas. Isso significa que a taxa de atualização de 144 Hz pode ser bem aproveitada em diversos jogos competitivos.

Continua após a publicidade

Jogos pesados

Para testar o Acer Nitro 5 em jogos pesados, nós usamos o Shadow of The Tomb Raider e o Forza Horizon 5. O primeiro game fez média de 49,7 FPS na qualidade gráfica alta. Já o segundo game fez uma média de 91,8 FPS na qualidade gráfica média.

Com alguns ajustes, é possível rodar o Shadow of The Tomb Raider em boa qualidade e acima dos 60 FPS, para maior fluidez e estabilidade.

Os resultados revelaram que o Acer Nitro 5 é capaz de rodar jogos recentes com desempenho e qualidade gráfica aceitáveis. É claro que os títulos mais novos e mais pesados precisam ter a qualidade gráfica reduzida, a fim de evitar quedas bruscas de FPS.

Continua após a publicidade