Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Waymo busca parceiros externos para investir em carros autônomos, aponta site

Por| 13 de Março de 2019 às 07h32

Link copiado!

Waymo busca parceiros externos para investir em carros autônomos, aponta site
Waymo busca parceiros externos para investir em carros autônomos, aponta site

Fazer um carro autônomo não é nem um pouco barato. A Waymo, empresa sob o teto da Alphabet, está em busca de investidores para diminuir os custos de pesquisa e desenvolvimento de sua tecnologia. Segundo o The Information, a companhia está estudando aumentar seus gastos muito acima do que a Alphabet gostaria de investir e, por isso, agora busca investidores externos para o projeto.

No fim do ano passado, a empresa passou a testar a tecnologia do Waymo One, um serviço de transporte por aplicativo de forma autônoma. O programa demorou nove anos para chegar ao estágio de testes atual, ainda com acompanhamento humano.

Atualmente, a Alphabet tem direcionado US$ 1 bilhão em investimentos para o setor, sendo que problemas com orçamento têm sido constantes para o projeto. Assim, a empresa está buscando ajuda de fabricantes já enraizadas no mercado.

No mês passado, uma reportagem do japonês Nikkei noticiou que ela estava buscando uma empresa oriental: a Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi para lançar um serviço de táxi autônomo na Ásia.

Continua após a publicidade

Agora, esta nova reportagem do The Information aponta que a Waymo também está conversando com a Volkswagen e outras fabricantes do mercado europeu para conseguir investimentos externos. A empresa não deixaria que as montadoras tivessem mais de 20% do projeto.

A proposta principal seria aliviar os custos para a Alphabet, mas pode ser um retorno bastante positivo em valor da empresa. A reportagem aponta que a movimentação pode elevar a avaliação da Waymo “algumas vezes mais” que a da Cruise, braço de carros autônomos da Genetal Mortors, hoje segunda maior do setor e avaliada em US$ 15 bilhões.

Apesar das notícias, as empresas não confirmam as negociações.

Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, a Waymo anunciou o lançamento do ChaufferNet, seu sistema de inteligência artificial que imita como motoristas reais dirigem.

Continua após a publicidade

Fonte: The Information