Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify compra startup que criou voz de Val Kilmer em Top Gun Maverick

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Junho de 2022 às 21h20

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Se você ficou maravilhado com a "voz" do ator Val Kilmer recriada em Top Gun Maverick, saiba que ela agora tem dono: o Spotify. A gigante do streaming de música e podcasts adquiriu a Sonantic, startup com sede em Londres que construiu uma inteligência artificial para criar vozes humanas realistas a partir de texto — e responsável pela voz de Kilmer no filme.

A tecnologia foi necessária no cinema porque o ator teve que passar por uma traqueostomia como consequência de um uma cirurgia para tratar um câncer na garganta, em 2020. O procedimento coloca um tubo a partir de um furo na traqueia para fazer a "comunicação" até o pulmão. Por conta disso, Val Kilmer agora fala na realidade com a ajuda de um aparelho, com uma voz de timbre mecanizado.

Segundo o Techcrunch, as duas empresas não divulgaram os termos financeiros do acordo. O site também não descobriu que a aquisição teve ou não a ver com o sucesso da tecnologia no filme.

Continua após a publicidade

"Estamos cientes da tecnologia da Sonantic há algum tempo", disse um porta-voz do Spotify. Ele também disse que toda a equipe da startup ficará na equipe de "negócios para consumidor e plataforma na missão de personalização", liderada por Ziad Sultan, que é vice-presidente de personalização no Spotify. Ainda não está claro como o straming usará a IA de voz, mas há potencial para explorá-la em alguma ferramenta de interação para criadores de podcasts, por exemplo.

Antes do negócio, em março de 2020, a Sonantic havia levantado em rodada seed 2,3 milhões de euros (R$ 12,2 milhões) com um grupo de investidores que incluía fundos como EQT Ventures, Entrepreneur First, AME Cloud Ventures e outras.

Fonte: Techcrunch