Snack compra Amazing Pixel interessada em produção de conteúdo pra o YouTube

Por Ares Saturno | 17 de Julho de 2018 às 15h09

Com o avanço das tecnologias e inclusão digital, mudam também as formas como nos relacionamos com as mídias audiovisuais e o entretenimento. É cada vez mais comum procurarmos informações e lazer assistindo a vídeos feitos por blogueiros e canais no YouTube com o melhor das produções do tipo Faça Você Mesmo, além de seguirmos aqueles canais bem produzidos e já consagrados pela audiência da plataforma de vídeos.

É o caso do Porta dos Fundos, canal brasileiro de humor no YouTube que, com todo o sucesso de audiência que teve, foi comprado em 2017 pela gigante americana Viacom, proprietária da MTV, Paramount e Nickelodeon.

Na última segunda-feira (16), entretanto, a rede Snack arrematou por R$ 12 milhões a rival Amazing Pixel, numa tentativa de consolidar conteúdos que sejam atrativos para os internautas, mostrando que o mercado de canais que produzem exclusivamente para o YouTube está se organizando e gerando fusões e aquisições milhonárias. “Estamos nos tornando cada vez mais parecidos com uma empresa de mídia, só que voltada somente ao YouTube”, disse Vitor Knijnik, sócio da Snack.

Com a aquisição, a Snack passa a controlar diferentes canais que abordam os principais temas que as audiências gostam de ver no YouTube: fofocas, turismo, jogos, culinária, cuidados estéticos e vlogs. Alguns dos segmentos possuem mais de um canal, o que facilita na publicidade do conglomerado, ajudando a angariar mais visualizações e aumentando o número de usuários inscritos. Atualmente, a junção de todos os 71 canais controlados pela Snack, incluindo na conta os recentemente adquiridos pela compra da Amazing Pixel, somam 62 milhões de inscritos e 210 milhões de visualizações por mês.

Os sócios da Snack Vitor Knijnik e Nelson Botega (em pé) acreditam na produção local de conteúdo para o YouTube (Foto: Sergio Castro / Estadão)

As expectativas são de que a Snack consiga dobrar seu faturamento nos próximos meses, com bons prospectos para o crescimento da empresa. Os planos para o futuro da Snack incluem criar pequenos polos de gravação de vídeos, que inicialmente estarão restritos à cidade de São Paulo. “Não queremos que o youtuber venha até a gente. A gente quer estar presente onde seja mais conveniente para ele", disse Knijnik.

Guga Mafra, criativo na Amazing Pixel, escreveu em sua conta no LinkedIn sobre a parceria firmada com a Snack, que passa a ter totalidade sobre as cotas da empresa arrematada, que manterá Mafra como consultor. "A gente cresceu demais para ser só um projeto paralelo e precisávamos dar esse próximo passo para continuar cumprindo a nossa missão. E a Snack se mostrou a parceira ideal pra isso. Eles compartilham da nossa visão, do nosso espírito e da nossa paixão pelo conteúdo" disse Mafra na publicação.

Com a divulgação da notícia, muita gente pensou que a compra incluiria o canal Jovem Nerd, criado em 2012 e que anteriormente teve parceria com a Amazing Pixel. Entretanto, um dos co-fundadores do Joven Nerd, Deive Pazos, esclareceu por meio de seu Twitter que a compra nada tem a ver com o canal, uma vez que eles já não estavam mais em parceria com a Amazing Pixel há mais de um ano, como pode ser visto na reprodução abaixo:

Fonte: Estadão, Guga Mafra via LinkedIn

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.