Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung encerra produção de smartphones na China

Por| 02 de Outubro de 2019 às 12h40

Link copiado!

Unsplash
Unsplash
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (2) que está parando de fabricar smartphones na China. Citando razões que vão desde o aumento nos custos de produção e força de trabalho até o crescimento de empresas locais do setor, a fabricante sul-coreana efetivamente fechou as portas de sua última fábrica por lá — antes, ela já tinha apagado as luzes das fábricas nas províncias de Huizhou, em junho, e em Xangai, no final de 2018.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a Samsung detém cerca de 14% do mercado de smartphones na China — número 1% menor em relação ao que a empresa mantinha desde 2013.

“Na China, as pessoas compram smartphones de baixo custo fabricados por empresas domésticas e aparelhos mais caros da Apple e Huawei. A Samsung tem praticamente zero esperança de recuperar o seu mercado”, disse à Reuters o analista da Cape Investment & Securities, Park Sung-soon.

Continua após a publicidade

A sul-coreana não é a primeira a adotar a medida: a Sony também já sinalizou que está, aos poucos, transferindo suas operações de fabricação para a Tailândia, citando os mesmos motivos. O crescimento de companhias como Xiaomi e Huawei incomodou as marcas mais tradicionais. Com a mudança, apenas a Apple se mantém no país com suas operações em parceria com a Foxconn.

A Samsung reiterou, porém, que as operações de venda e varejo de seus aparelhos seguem normalmente na China: “Os equipamentos de produção serão realocados para outros espaços globais de manufatura, dependendo de nossa estratégia de produção global e suas demandas”, finalizou a empresa.

Segundo a Reuters, a empresa já vinha expandido suas operações de manufatura e oferta de aparelhos para países menos desenvolvidos, como Índia e Vietnã.

Fonte: Reuters