Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plataforma de fãs Fandom compra dona do Metacritic por US$ 55 milhões

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Outubro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/Fandom
Divulgação/Fandom

A plataforma de entretenimento Fandom adquiriu uma série de empresas do mesmo segmento. Ao todo, foram sete marcas compradas, todas, anteriormente, eram de propriedade da empresa de mídia Red Ventures. Entre as novas marcas pertencentes à Fandom estão publicações online como Comic Vine, Cord Cutters News, GameFAQs, GameSpot, Giant Bomb, Metacritic e TV Guide.

De acordo com o portal de notícias TechCrunch, o acordo custou em torno de US$ 55 milhões (cerca de R$ 285 milhões, na cotação atual). A aquisição expande bastante os negócios da empresa, cujo nome se tornou sinônimo de comunidades de fãs online. Agora, a corporação quer estender seus tentáculos para outros setores, como avaliações, classificações e notícias.

“Estamos entusiasmados em adicionar essas marcas poderosas e autorizadas à plataforma Fandom, que expandirá nossas capacidades de negócios e fornecerá conteúdo imersivo para nossos parceiros, anunciantes e fãs”, disse o CEO da Fandom, Perkins Miller. “As informações confiáveis, classificações e conteúdo que eles fornecem nos tornarão um balcão único para os fãs”.

Continua após a publicidade

Fandom está em franca expansão

De acordo com o executivo, além de criar experiências melhores para os membros das comunidades dentro do Fandom, essas plataformas também fornecerão mais dados à oferta FanDNA. Do ponto de vista ético, isso pode ser um pouco negativo, já que os negócios de comércio e publicidade ligados à plataforma terão um incremento de informações, levando a anúncios cada vez mais personalizados.

A aquisição das marcas também expande o público gamer dentro do Fandom, que já conta com mais de 115 milhões de usuários pertencentes a esse público, além de 17 milhões de páginas de conteúdo e mais de 100 mil comunidades de jogos. A propriedade dessas empresas também deve ajudar a plataforma a subir no ranking dos sites mais populares do mundo.

Fandom estima aumento de 350 milhões de usuários

Continua após a publicidade

Hoje, o Fandom é a plataforma de fãs mais popular do mundo e o 14° site suportado por anúncios mais acessado dos Estados Unidos. Com as aquisições, espera-se que a base mensal de usuários da plataforma suba para 350 milhões de usuários ativos por mês.

A compra das marcas da Red Ventures não é a primeira feita pelo Fandom, que já adquiriu a Focus Multimedia, controladora da distribuidora de jogos digitais Fanatical, em 2021. Dois anos antes, em 2019, a empresa comprou a Curse Media, uma rede de sites de jogos, que anteriormente pertencia à Twitch. E, antes disso, em 2018, foi a vez da revista de filmes online ScreenJunkies.

Fonte: TechCrunch e Fandom