Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PicPay compra a plataforma financeira Guiabolso de olho no open banking

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Julho de 2021 às 16h20

Link copiado!

PicPay / Rogério Cassimiro
PicPay / Rogério Cassimiro

O portal de finanças pessoais Guiabolso agora pertence ao PicPay, que anunciou nesta sexta-feira (23) a compra de 100% da plataforma. A operação envolveu dinheiro e ações, e foi a primeira grande transação no país motivada pela chegada do sistema de compartilhamento de dados bancários entre instituições. "A aquisição vai nos posicionar como protagonista do open banking", diz Eduardo Chedid, vice-presidente de serviços financeiros do PicPay.

Os detalhes da negociação não foram revelados, mas Chedid afirma boa parte do pagamento foi em dinheiro; e que os sócios-fundadores do Guiabolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, agora têm participação minoritária no PicPay. Investidores da plataforma venderam integralmente suas cotas — isso inclui os fundos Vostok, Kaszek, Ribbit Capital, QED Investors, Omidyar Network e IFC.

Continua após a publicidade

O Guiabolso usa inteligência de dados para oferecer orientação financeira. Atualmente, tem cerca de 6 milhões de usuários e é, ainda, um portal para produtos como crédito, investimentos pessoais e seguros. Com a aquisição, o PicPay planeja ampliar as formas de rentabilizar sua base de clientes, que já tem mais de 55 milhões de usuários.

A equipe de 200 colaboradores do Guiabolso será integrada ao grupo de 3 mil funcionários do PicPay. Alvarez, presidente do Guiabolso, será o diretor de open banking do PicPay.

IPO ficou para segundo plano

Diante de tantos acontecimentos, o PicPay optou por adiar o lançamento de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Nasdaq. O objetivo era atingir valor de mercado ao redor de US$ 20 bilhões (quase R$ 104 bilhões na cotação atual), mas a avaliação dos investidores estava muito inferior a isso. 

Continua após a publicidade

Chedid diz que, neste momento, a companhia optou por se concentrar na conquista de mais clientes: a ideia é ultrapassar os 100 milhões de usuários nos próximos anos. "Tiramos o time de campo por enquanto", afirma. "Agora é cabeça abaixada e foco no plano."

Fonte: Tilt