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Parceria entre Visa e Tribal vai oferecer cartões de crédito a PMEs latinas

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Março de 2022 às 12h00

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CardMapr/Unsplash
CardMapr/Unsplash

Uma parceria entre a Visa e a Tribal, plataforma B2B de soluções de pagamento e financiamento para pequenas e médias empresas (PMEs), vai permitir a emissão de cartões de crédito corporativos para pequenas e médias empresas latino-americanas e caribenhas.

A empresa chegou ao Brasil há apenas um mês, mas já tem operações na Colômbia, no México, no Chile e no Peru. Por aqui, obteve US$ 60 milhões (R$ 310 milhões) em investimento em rodada de série B liderada pelo SoftBank Latin America Fund. Fundada na Califórnia em 2019, a empresa multiplicou por 90 o volume bruto de transações na América Latina em 2021.

Segundo Sonia Michaca, gerente regional da Tribal Latam, é muito importante ter uma aliança em toda a América Latina. “Então decidimos fechar uma parceria regional para ter o apoio da Visa em todos os países em que estamos presentes.” As empresas se aproximam desde o ano passado, quando a fintech lançou cartões de crédito com bandeira Visa para empresas locais no México.

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Sonia lembra que muitas PMEs brasileiras precisam de financiamento, mas não conseguem ou encontram muita burocracia para a aprovação nos bancos tradicionais. “A oportunidade de [trabalhar com] PMEs é enorme em toda a América Latina”, diz ela.

Crescimento das PMEs

Embora essa seja a primeira parceria da Tribal na América Latina, não há acordo de exclusividade com a Visa: a fintech está livre para se unir com outras empresas do setor. Por enquanto, porém, a empresa vai se concentrar no trabalho com a Visa. Os produtos e serviços a serem lançados em conjunto ainda não estão definidos. “O foco agora são os cartões, mas estamos abertos a identificar outras oportunidades para PMEs em cada país da América Latina”, indica Sonia.

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A parceria busca contribuir para o crescimento das PMEs e beneficiar empreendedores que ainda não têm acesso a crédito, bem como diversificar as transações e promover pagamentos totalmente digitais. A startup estima um crescimento global de até dois dígitos por mês.

A Tribal já busca analisar os potenciais clientes brasileiros e conhecer o mercado nacional de perto. Inicialmente, o foco são startups, empresas digitais e outras fintechs que “podem adotar as soluções financeiras mais facilmente do que empresas tradicionais”, afirma a executiva.

Ela lembra que a solução da empresa tem boa aceitação nesse mercado específico. “Depois, vamos passar para as PMEs tradicionais, porque sabemos que a grande oportunidade no Brasil está nesse segmento.” Ainda em 2022, a startup deve chegar a Argentina, República Dominicana, Uruguai e Panamá.

Fonte: Startups