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Open insurance: conheça desafios e oportunidades do setor de seguros

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Março de 2022 às 20h00

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Envato/diego_cervo
Envato/diego_cervo

Como parte do sistema open finance, a partir de dezembro o open insurance vai entrar em vigor. Com isso, as empresas de seguros poderão oferecer produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização a consumidores que permitirem o compartilhamento de informações.

Isso deve tornar o segmento mais competitivo, seguro, ágil, preciso e conveniente: os dados compartilhados serão utilizados na criação de produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes. Nesse cenário, há desafios e oportunidades para as seguradoras. Acompanhe, a seguir, os principais deles.

Personalização

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O seguro precisa suprir as necessidades e ser de fato útil para o cliente. “A empresa precisa estudar os dados, conhecer as preferências, os planos e o estilo de vida do cliente”, destaca Leandro Felix, diretor de seguros e saúde da Pegasystems. “Assim, será possível criar o produto ideal para ele.”

Agilidade

Como os dados dos clientes serão expostos para outras seguradoras, que podem oferecer melhores opções, agilidade e assertividade serão diferenciais. “A tecnologia é uma forte aliada das empresas nesse sentido: com inteligência artificial, pode-se estudar o perfil dos consumidores e oferecer produtos alinhados às necessidades deles”, destaca Felix.

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Tecnologia

Investimentos incorretos em tecnologia da informação (TI) podem resultar em perdas financeiras. Uma pesquisa da Pegasystems com 750 líderes de TI de 10 países (Américas, Europa e Ásia-Pacífico) aponta que 58% dos entrevistados perderam entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões nos últimos 5 anos ao optarem por soluções inadequadas. “Apenas 12% relataram que todos os investimentos feitos em TI foram recompensados nos últimos 5 anos”, diz Felix.

Integração de dados

As seguradoras têm muitos dados — em seguros de vida, auto, residencial, viagem, patrimonial e outros —, que geralmente não estão interligados. No open insurance, é importante conectar essas informações e analisá-las para entender cada cliente. “Somente assim será possível criar o melhor produto e oferecê-lo no momento mais estratégico, ágil e assertivo.”

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Seguros sob demanda

Muitos consumidores não contratam seguros porque é preciso pagar um valor fixo mesmo sem utilizar o serviço. No open insurance, há a opção do seguro sob demanda, em que o pagamento é proporcional ao tempo e ao serviço utilizado. Além de suprir as necessidades do cliente, é uma opção mais vantajosa financeiramente, porque se paga somente pelo que realmente se precisa.