Magazine Luiza anuncia a compra do KaBuM! e cresce nos mercados de games e tech

Por Rui Maciel | 15 de Julho de 2021 às 09h25

O Magazine Luiza anunciou nesta quinta-feira (15), a compra do Kabum!, um dos maiores e-commerces de tecnologia e games do país, reforçando a sua posição nestes dois setores junto ao consumidor brasileiro. A aquisição é a maior já feita pela rede varejista que, em um ano e meio, já adquiriu 21 empresas.

O valor total da operação será pago em três etapas. A primeira parcela, à vista, é de R$ 1 bilhão. A segunda etapa envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira etapa de pagamento — de até 50 milhões de ações — ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas da plataforma adquirida.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para viabilizar toda essa operação, a rede varejista realizará um follow-on que deve emitir 150 milhões de novas ações. Com isso, segundo estimativas do mercado, o valor total de compra do KaBuM! deve girar em torno de R$ 3,5 bilhões.

Maior presença no mundo dos games

Com a compra do KaBuM!, o Magalu reforça sua presença em duas categorias estratégicas e em pleno crescimento: Tecnologia e Games. Neste último, há uma expansão exponencial - segundo a consultoria de e-sports BBL, são 95 milhões de gamers no Brasil. Dados da consultoria Accenture mostram que a indústria mundial de jogos eletrônicos atingirá US$ 300 bilhões ao final de 2021, receita maior que a dos setores de música e filmes somados.

Além disso, o KaBuM! é um dos precursores em esportes eletrônicos no Brasil. Criou uma das maiores equipes de League of Legends do país, a "KaBuM! Esportes", tetracampeã nacional e a primeira representante brasileira no campeonato mundial. A KaBuM! Esportes apoia também outras modalidades de e-sports, como Counter Strike, FIFA e Free Fire.

Criada em 2003, na cidade em Limeira, no interior de São Paulo, o KaBuM! tem um modelo de negócio que combina crescimento acelerado e alta rentabilidade. Nos últimos 12 meses, teve receita bruta de R$ 3,4 bilhões e um lucro de R$ 312 milhões de reais

"Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo — o de produtos para geeks e gamers", diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Esse nível de rentabilidade apresentado pelo Kabum não é comum em players de e-commerce, o que mostra a eficiência da gestão da companhia. Isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia do Magalu, que também apresenta crescimento acelerado com resultados sustentáveis.”

Experiência de compra, conteúdo e entretenimento

Junto com as recentes aquisições, KaBuM! e Magalu poderão oferecer uma experiência de compra, conteúdo e entretenimento mais completa aos fãs de tecnologia e do mundo gamer. O KaBuM! também passa a usufruir de uma série de benefícios oferecidos pela plataforma do Magalu: isso inclui oferta de produtos no SuperApp, uso da multicanalidade e do sistema de entregas mais rápido do Brasil e produtos financeiros, como cartões de crédito e seguros.

Em 2020, com novos hábitos de consumo estimulados pela pandemia, as vendas do KaBuM! cresceram 128% em relação ao ano anterior. Com 2 milhões de clientes ativos, o e-commerce oferece mais de 20 mil itens de tecnologia de ponta para profissionais e para o universo gamer. A partir de agora, essa plataforma passa a ser incorporada ao ecossistema do Magalu e passa operar em cooperação com o Jovem Nerd e o Canaltech, negócios recentemente adquiridos e que dialogam com o mesmo universo de clientes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.