Investimento em franquias com crowdfunding vira alternativa para driblar a crise

Investimento em franquias com crowdfunding vira alternativa para driblar a crise

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 11 de Novembro de 2021 às 23h00
Envato/twenty20photos

Com a instabilidade econômica no país, aplicações financeiras de renda fixa já não trazem mais bons retornos aos investidores. Por isso, muitos têm procurado alternativas que não sofram com a volatilidade da bolsa de valores e sejam uma opção segura e rentável.

O crowdfunding é uma delas. Esse tipo de investimento — quando um grupo de investidores se une para colocar em prática projetos de seu interesse — pode ser negociado em plataformas autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Imagem: Reprodução/Envato/Prostock-studio

A Immo Invest é uma das fintechs que faz essa intermediação: ela conecta os investidores que buscam por projetos com alta rentabilidade e os empreendedores que precisam de capital. Seu diferencial é ser uma plataforma eletrônica de investimento participativo voltada exclusivamente ao mercado de franquias.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No segundo trimestre de 2021, o segmento de franquias teve recuperação rápida — voltou aos níveis de antes da pandemia — e faturamento de R$ 41,14 bilhões. Isso representa um crescimento de 48,4% em comparação com o mesmo período de 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Diego Scalvi, CEO da Immo Invest, diz que o crowdfunding ajuda o empreendedor a dar o próximo passo. “Esse tipo de investimento beneficia ambas as partes envolvidas, pois possibilita a aplicação do capital em algo seguro e com bom potencial de crescimento, como as franquias.”

Riscos menores

O executivo destaca que todo investimento tem riscos, mas que no crowdfunding é possível minimizá-los. “O primeiro passo é analisar o material apresentado na plataforma, que tem informações essenciais para o investidor: quem são os empreendedores, quais as projeções de faturamento e rentabilidade e que garantias são oferecidas”, aponta. “Além desses dados, a Immo Invest tem um canal de atendimento para tirar dúvidas.”

Imagem: Reprodução/Envato/twenty20photos

Muitas das franquias que buscam investidores ainda não estão consolidadas, mas apresentam potencial de crescimento. É como uma compra de ações, mas o risco não são as oscilações do mercado, e sim o desafio de tornar a empresa lucrativa e competitiva para dar retorno aos investidores.

Para Scalvi, investir em formatos alternativos como o crowdfunding garante oportunidades para serviços e produtos inovadores. “Como consequência positiva, isso ajuda a aumentar o patrimônio financeiro do investidor.”

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.