Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook é multado em quase R$ 400 milhões por não esclarecer compra do Giphy

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Outubro de 2021 às 20h40

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook

A agência que regula a competitividade no mercado do Reino Unido (Competition and Markets Authority – CMA) multou o Facebook em 50,5 milhões de libras (R$ 395,4 milhões na cotação atual). O motivo: a empresa deixou de cumprir uma ordem do órgão durante uma investigação sobre a compra da plataforma Giphy, adquirida por Mark Zuckerberg em 2020 por US$ 400 milhões (quase R$ 2,3 bilhões)

De acordo com a entidade, o Facebook deixou de fornecer atualizações sobre sua conformidade com os requerimentos necessários para continuar a competir com o Giphy — em vez de integrar as operações, o que é alvo de discussão antitruste. A CMA afirma que avisou a companhia inúmeras vezes e, mesmo assim, a plataforma se recusou a apresentar as informações.

Continua após a publicidade

Joel Bamford, diretor sênior de fusões da CMA, reforça que, mesmo depois de ter os recursos negados em dois tribunais, o Facebook insistiu em desconsiderar suas obrigações legais. “Informamos a empresa que essa recusa era uma violação", destaca. "Isso deve servir como um aviso para qualquer empresa que acredite estar acima da lei." Por tudo isso, a agência considerou que a falha foi proposital. Segundo a entidade, a punição serve como aviso para outros grupos.

O Facebook, por sua vez, diz que discorda. Para a companhia, a decisão é injusta. A organização informa que aplicou seus melhores esforços para demonstrar a conformidade e que a própria CMA aprovou. "Vamos revisar a decisão da entidade e avaliar nossas opções."

Fonte: Business Insider