Facebook completa aquisição da Giphy por US$ 400 milhões
Por Felipe Ribeiro | 18 de Maio de 2020 às 09h19
Nem mesmo a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) impediu o Facebook de fazer grandes investimentos. A empresa de Mark Zuckerberg finalizou a compra da Giphy, um dos maiores e mais famosos mecanismos de busca de GIFs animados do mundo. Embora não tenha revelado as cifras envolvidas no negócio, analistas afirmam que a transação custou em torno dos US$ 400 milhões.
O Giphy já está presente nas plataformas do Facebook há algum tempo, sendo responsável por mais de 50% do tráfego do aplicativo. De acordo com a rede social, após a entrada da empresa no grupo, ela será alocada no time do Instagram, que deve fazer algumas mudanças e investir ainda mais funcionalidades e melhorias na plataforma.
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Fundado em 2013, o Giphy começou como um simples mecanismo de busca para GIFs. No mesmo ano, porém, a Giphy (empresa) já teve uma grande expansão, sendo adicionada a redes sociais como o próprio Facebook e o Twitter. Apesar da aquisição pela rede social de Zuckerberg, dados mais recentes indicam que a Giphy havia levantado US$ 150,9 milhões em cinco rodadas de investimentos, apoiado por financiadores como DFJ Growth, Lightspeed, Betaworks, GV, Lerer Hippeau, entre outros.
"A Giphy continuará operando sua biblioteca (incluindo sua coleção de conteúdo global) e estamos ansiosos para investir ainda mais em sua tecnologia. As pessoas ainda poderão fazer o upload de GIFs e os desenvolvedores parceiros da plataforma continuarão a ter o mesmo acesso às APIs do Giphy, bem como a nossa comunidade criativa, que ainda estará apta a criar mais montagens e GIFs", disse o Facebook em postagem no seu blog.
Fonte: TechCrunch, Axios, Facebook