Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cupom Verde: conheça a carteira digital "ambiental" de comprovantes fiscais

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Junho de 2022 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/FIN/Unsplash
Reprodução/FIN/Unsplash

A startup Cupom Verde lançou sua carteira digital homônima para comerciantes e consumidores de todo o Brasil. Impulsionada pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, a solução permite armazenar e organizar digitalmente todos os comprovantes fiscais recebidos nas compras e vendas.

A empresa faz parte do programa de parcerias Conexão Itaú e teve seu projeto desenvolvido em um processo de cocriação com a Rede, que envolveu implementação e testes com clientes ao longo de dez meses. A ideia se baseia também na preservação do meio ambiente, já que reduz a emissão de notas fiscais em papel.

O papel térmico do cupom fiscal é revestido pelo bisfenol A (BPA), uma substância química que, além de não ser reciclável, é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Por ano, mais de 400 mil árvores são derrubadas para produzir cupons fiscais no Brasil.

Continua após a publicidade

A empresa afirma que vai plantar uma árvore equivalente ao papel economizado no uso do app. Em média, a cada 70 mil comprovantes fiscais armazenados no aplicativo Cupom Verde, uma árvore será plantada.

Para os consumidores, basta baixar o app gratuito no celular e pedir o Cupom Verde nos estabelecimentos parceiros. Já os varejistas devem solicitar a adesão no site do serviço. Cada pessoa terá direito a criar uma conta usando o CPF e, após isso, basta pedir o cupom verde ao finalizar a compra em lojas parceiras.