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Consumidores registram 3,3 milhões de reclamações; veja os líderes em queixas

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Março de 2022 às 18h20

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Reprodução/mentatdgt/Pexels
Reprodução/mentatdgt/Pexels

O Consumidor.gov.br e o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), plataformas do governo federal de reclamações dos consumidores, registraram quase 3,3 milhões de queixas de produtos e serviços em todo o país no ano passado. Bancos, financeiras e administradoras de cartão foram os segmentos mais reclamados.

As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio de levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e foram divulgadas na terça-feira (15) por conta do Dia Internacional do Consumidor. Os dados do Sindec são alimentados por Procons em todo o país, menos no estado de São Paulo.

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Reclamações dos consumidores

O setor de bancos, financeiras e administradoras de cartão foi o mais demandado (29% no Consumidor.gov.br), seguido por telecomunicações (21%), comércio eletrônico (7,4%), transporte aéreo (7,1%) e pagamento eletrônico (4,5%). O índice de soluções foi de 79,3% para bancos, financeiras e administradoras de cartão; 89,3% para operadoras de telecomunicações, 77,7% para comércio eletrônico, 76,3% para transporte aéreo e 74,9% para empresas de pagamento eletrônico.

Alguns segmentos tiveram um crescimento de reclamações muito acima da média da plataforma entre 2020 e 2021, como seguros, capitalização e previdência (214,6%); empresas de pagamento eletrônico (62,7%); operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios (50,8%).

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Multas às empresas

Entre 2012 e 2018 foram aplicadas 20 multas que, juntas, arrecadaram R$ 24,1 milhões. Já em 2019, dez foram aplicadas, resultando em R$ 30,9 milhões. No ano de 2020, foram 11 multas, totalizando R$ 19,9 milhões. Já em 2021, as 11 sanções aplicadas cresceram em dinheiro: somaram R$ 37,7 milhões.

Mais de 1,4 milhão de reclamações registradas no portal Consumidor.gov.br no ano passado tiveram atendimento no prazo médio de até sete dias. Cerca de 78% das demandas foram solucionadas. No Sindec, foram 1,8 milhão de atendimentos.

Em 2021, o atendimento por meio da plataforma Consumidor.gov.br cresceu 19% em relação ao ano anterior. Em 2020 haviam 965 empresas inseridas no sistema e, no ano passado, o número chegou a 1.148 cadastros, um aumento de 18%. O motivo para esse aumento, diz o governo, é que duas portarias de 2020 e 2021 tornaram obrigatório a participação de alguns setores, como os de serviços públicos e atividades essenciais, plataformas digitais de transporte individual ou coletivo ou entrega de alimentos, plataformas digitais e marketplaces e as 200 empresas mais reclamados no Sindec.

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Recalls de produtos

Em 2021, foram realizadas 126 campanhas de recalls de produtos. Dessas, 90 foram no setor de automóveis, com 770,9 mil produtos afetados e índice de solução de 2% ou 16,8 mil unidades. Hove um crescimento em relação ao ano passado, quando foram 84 campanhas e mais de 1 milhão de pedidos no setor automotivo.

Em medicamentos, foram 12 recalls e mais de 22 milhões de produtos afetados em 2021, só duas campanhas a menos que no ano anterior. No ano passado, a média de resolução para esse problema foi de apenas 27.252 produtos.

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Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública