Consumidores registram 3,3 milhões de reclamações; veja os líderes em queixas
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
O Consumidor.gov.br e o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), plataformas do governo federal de reclamações dos consumidores, registraram quase 3,3 milhões de queixas de produtos e serviços em todo o país no ano passado. Bancos, financeiras e administradoras de cartão foram os segmentos mais reclamados.
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As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio de levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e foram divulgadas na terça-feira (15) por conta do Dia Internacional do Consumidor. Os dados do Sindec são alimentados por Procons em todo o país, menos no estado de São Paulo.
Reclamações dos consumidores
O setor de bancos, financeiras e administradoras de cartão foi o mais demandado (29% no Consumidor.gov.br), seguido por telecomunicações (21%), comércio eletrônico (7,4%), transporte aéreo (7,1%) e pagamento eletrônico (4,5%). O índice de soluções foi de 79,3% para bancos, financeiras e administradoras de cartão; 89,3% para operadoras de telecomunicações, 77,7% para comércio eletrônico, 76,3% para transporte aéreo e 74,9% para empresas de pagamento eletrônico.
Alguns segmentos tiveram um crescimento de reclamações muito acima da média da plataforma entre 2020 e 2021, como seguros, capitalização e previdência (214,6%); empresas de pagamento eletrônico (62,7%); operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios (50,8%).
Multas às empresas
Entre 2012 e 2018 foram aplicadas 20 multas que, juntas, arrecadaram R$ 24,1 milhões. Já em 2019, dez foram aplicadas, resultando em R$ 30,9 milhões. No ano de 2020, foram 11 multas, totalizando R$ 19,9 milhões. Já em 2021, as 11 sanções aplicadas cresceram em dinheiro: somaram R$ 37,7 milhões.
Mais de 1,4 milhão de reclamações registradas no portal Consumidor.gov.br no ano passado tiveram atendimento no prazo médio de até sete dias. Cerca de 78% das demandas foram solucionadas. No Sindec, foram 1,8 milhão de atendimentos.
Em 2021, o atendimento por meio da plataforma Consumidor.gov.br cresceu 19% em relação ao ano anterior. Em 2020 haviam 965 empresas inseridas no sistema e, no ano passado, o número chegou a 1.148 cadastros, um aumento de 18%. O motivo para esse aumento, diz o governo, é que duas portarias de 2020 e 2021 tornaram obrigatório a participação de alguns setores, como os de serviços públicos e atividades essenciais, plataformas digitais de transporte individual ou coletivo ou entrega de alimentos, plataformas digitais e marketplaces e as 200 empresas mais reclamados no Sindec.
Recalls de produtos
Em 2021, foram realizadas 126 campanhas de recalls de produtos. Dessas, 90 foram no setor de automóveis, com 770,9 mil produtos afetados e índice de solução de 2% ou 16,8 mil unidades. Hove um crescimento em relação ao ano passado, quando foram 84 campanhas e mais de 1 milhão de pedidos no setor automotivo.
Em medicamentos, foram 12 recalls e mais de 22 milhões de produtos afetados em 2021, só duas campanhas a menos que no ano anterior. No ano passado, a média de resolução para esse problema foi de apenas 27.252 produtos.