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O que é e como nasceu o Dia do Consumidor?

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Março de 2022 às 09h00

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Envato/rawf8
Envato/rawf8

O comércio vem tentando emplacar mais uma data para divulgar ofertas para o público. É o Dia do Consumidor, comemorado anualmente em 15 de março - nesta terça-feira, portanto. A ideia é que ela se torne uma Black Friday do primeiro semestre e pós-Carnaval. Mas também existe um motivo histórico para ser nesta data.

Em 15 de março de 1962, o então presidente dos EUA, John Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso do país cujo tema foram a necessidade de se discutir os direitos do consumidor. O movimento de Kennedy inspirou a criação de uma data exclusiva para o consumidor, que estreou anos depois, em 1983. A ideia é que seja uma efeméride anual para mobilizar ações, debates e campanhas importantes sobre o tema.

No Brasil, entretanto, o Dia do Consumidor se transformou em mais uma data do comércio para incentivar o consumo, como a Black Friday, o Natal, o Dia das Mães e outros. A data celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que vigorou em 11 de março de 1991. A Lei nº 8.078/1990, relativa ao Código, foi instituída seis meses depois.

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Cada loja ou rede adota a data ou estratégia que funciona melhor para as vendas. Por exemplo, desde 2014 o site de comparação de preços Buscapé realiza ofertas na época, mas sem uma data fixa — normalmente escolhe a quarta-feira da semana do dia 15 de março. A data ainda não é tão conhecida do grande público, contudo.

Uma pesquisa da All iN e Social Miner em parceria com a Opinion Box mostrou o interesse dos entrevistados na data. Em 2021, 32% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas; já 44% dos indecisos desistiriam da compra caso o site tivesse uma nota baixa de reputação. Já em 2022, a mesma pesquisa detectou que 42% pretendem aproveitar a data, e so 16% não tinham interesse. O Google Trends, ferramenta de tendências do Google, também revelou crescimento de buscas por "dia do consumidor" no mês de março de 2021 e o deste ano.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) diz que o setor terá neste ano um crescimento de 12%, com expectativa de arrecadação de R$ 169,5 bilhões. Em 2021, o faturamento foi de R$ 150,8 bilhões.

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Fonte: Consumers International, Câmara dos Deputados, E-commerce Brasil