Publicidade

CIAB 2021 | Open banking, blockchain e 5G serão destaques no evento financeiro

Por| 16 de Junho de 2021 às 15h20

Link copiado!

Febraban
Febraban

O Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB), organizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), é o maior congresso de tecnologia do setor financeiro da América Latina e, nesta temporada, ganha ainda mais importância, em sua 31ª edição. Além de falar sobre temas que estão ganhando relevância, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e 5G, o encontro gratuito para assuntos quentes no momento, especialmente o open banking e o blockchain.

Já na abertura, na próxima terça-feira (22), presidentes de seis das maiores instituições financeiras do país vão debater no primeiro painel o impacto das de iniciativas sustentáveis, concessões recordes de crédito e como os canais digitais se fortaleceram durante a ações tomadas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Estarão presentes Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Sergio Rial, presidente-executivo do Santander Brasil; Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Continua após a publicidade

"As instituições financeiras foram, desde o primeiro momento da pandemia e continuam sendo, parte essencial da solução das demandas dos brasileiros, assumindo protagonismo para a retomada da economia, provendo crédito para as empresas e as famílias", comenta Isaac Sidney, presidente da Febraban, que abrirá a solenidade do CIAB 2021 às 10h.

Agenda recheada

Ainda no primeiro dia de evento, o painel “O digital atrai os digitais: a consolidação dos neobanks na era conectada” abordará a remodelação de negócios e as novas marcas criadas por grandes bancos nos chamados neobanks, que são os serviços financeiros oferecidos completamente por canais digitais, sem a necessidade da presença nas agências físicas. Entre os convidados estão Renato Ejnisman (CEO do next), Rodrigo Cury (head do BTG+ e sócio do BTG Pactual), Raul Moreira (Membro dos Conselhos de Administração do Banco Original e da PicPay), Chen Kun Te (Chief Digital Transformation Officer, Financial Services Business da Huawei Enterprise BG).

Continua após a publicidade

Para quem quer saber mais sobre a ascensão do open banking, um dos temas mais quentes do momento, é preciso ficar de olho na agenda do terceiro dia de evento, na quinta-feira (24). Pix, inovações no setor financeiro e novas oportunidades de monetização serão apenas alguns dos tópicos abordados. O debate sobre blockchain terá a participação de Don Tapscott, executive chairman do Blockchain Research Institute e CEO do The Tapscott Group, uma das grandes referências no assunto em todo o mundo.

Neste mesmo dia, o painel “Portas abertas para a inovação no setor financeiro: o open banking, as fintechs e o sandbox” deve ser um dos mais disputados, com a presença de Angelo Jose Mont'alverne Duarte (chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central), Thiago Affonso (diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil), Marc Andrews (vice-presidente e líder global de Serviços Financeiros e Seguros da Pega) e Bruno Diniz (diretor da Financial Data & Technology Association para América Latina e sócio da Spiralem Innovation Consulting).

E, claro, não para por aí: outros paineis vão abordar práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente nesse cenário das fintechs, já que a tecnologia blockchain é ainda considerada agressiva à natureza, devido a alta emissão de carbono; inclusão digital, bancarização e diversidade; segurança e privacidade de dados e LGPD; chegada do 5G e o impacto da Internet das Coisas (IoT), entre outros assuntos que estarão no cotidiano das notícias do mercado financeiro nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Anote na agenda: o CIAB 2021 acontece entre os dias 22 e 25 de junho, das 9h às 18h, com apresentações online gratuitas. Para participar, inscreva-se neste link, em que você também pode conferir a programação e a lista completa dos participantes.