Alibaba confirma investimentos em caminhões autônomos para fazer entregas

Alibaba confirma investimentos em caminhões autônomos para fazer entregas

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 11 de Junho de 2021 às 11h49

O Alibaba segue a tendência de outras gigantes chinesas e também investirá em veículos futuristas. Ao contrário de Huawei e Xiaomi, porém, a gigante do varejo apostará suas fichas nas entregas e nos serviços, então, para isso, anunciou que vai desenvolver caminhões autônomos para efetuar suas entregas e auxiliar no escoamento de produtos.

Segundo o vice-presidente de tecnologia do Alibaba Group, Cheng Li, o desenvolvimento ficará a cargo da subsidiária de logística do grupo, a Cainiao, já conhecida do mercado. Além disso, Li confirmou que a empresa já prepara o lançamento de mais de mil robôs autônomos para 2022, que devem efetuar entregas curtas e outras atividades.

O anúncio vem no momento em que dezenas de startups, montadoras e grandes empresas de tecnologia, como a líder de buscas global Baidu, aceleram o trabalho em sistemas de veículos autônomos, que são amplamente esperados para trazer uma mudança radical para a indústria de transporte. A empresa, aliás, já está operando seus táxis elétricos autônomos em um parque de Pequim.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Projeto Apollo, da Baidu, já funciona em Pequim (Imagem: Baidu)

A Xiaomi, por sua vez, anunciou que vai fazer uma linha completa de carros elétricos com investimento bilionário, enquanto a Huawei optou por desenvolver softwares e deixará a montagem de seus veículos com outras empresas.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.