Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bob Swan deixa cargo interino e agora é CEO permanente da Intel

Por| 31 de Janeiro de 2019 às 14h52

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

O então CEO interino da Intel, Bob Swan, agora ganhou o cargo permanente na empresa fabricante de componentes eletrônicos. O comunicado foi feito em post oficial na página da própria empresa. Swan permaneceu como interino por sete meses, mesmo acumulando o cargo também de CFO. Ele é o sétimo CEO da companhia.

"Estou honrado e animado por ter sido nomeado novo CEO da Intel. Amei meu cargo como CFO, e nos últimos sete meses eu tenho amado ainda mais nossa companhia — sua missão, funcionários e clientes. Quando os diretores se aproximaram de mim falando sobre o cargo de CEO, mergulhei de cabeça na oportunidade de tirar o interino do meu cargo”, confessou em carta aberta.

Swan teve uma carreira meteórica dentro da empresa. Ele chegou em 2016, para ser o CFO da companhia. Em junho do ano passado, contudo, ele assumiu o posto de chefia interina quando Brian Krzanich, então CEO, pediu demissão quando a Intel descobriu que ele teve um relacionamento com uma funcionária no passado. De acordo com ambos, foi consensual, mas isso fere as políticas da companhia.

Como Swan vai assumir de fato o cargo de CEO, Todd Underwood, então vice-presidente de finanças e diretor de Corporate Planning and Reporting, vai assumir como CFO. A Intel disse que vai fazer uma busca “interna e externa” por um nome permanente para a vaga, sugerindo que não deve ser Underwood.

Continua após a publicidade

Novos passos

Em carta aberta na sala de imprensa da Intel, Swan informou o que pretende fazer primeiro com a companhia, no tom de empreendedorismo genérico. “Primeiro, precisamos ser duros e destemidos”. Ainda, ele disse que deve apontar o foco de seu time para “serem ofensivos e inovadores para um crescimento do universo direcionado para dados”.

Como segundo ponto, ele informou que, essencialmente, a estratégia central da empresa não vai mudar. Ou seja, a companhia deve continuar mudando seu rumo de produção de PCs para data centers, o que tem garantido bons lucros à companhia. “O que nós vamos mudar é como servimos os consumidores e como nós criamos parcerias e construímos as melhores tecnologias juntos. Escutando de perto como nós podemos tornar melhor a vida de nossos consumidores, ajudando-os a agradar seus clientes, e assim, todos nós vamos ganhar”, escreveu.

Ele ainda fez uma autocrítica: “Nossa execução precisa melhorar. E vai. Nossos clientes contam com a gente”. Em setembro do ano passado, Swan enviou uma carta a investidores em que relatava que a empresa estava com problemas de fornecimento devido à alta demanda do mercado. Os negócios da companhia voltados a dados cresceram 25% desde junho, sendo que a receita com serviços de nuvem subiu 43% nos últimos seis meses, conforme ele informou na época. Talvez este seja o problema de execução a que ele se refere.

Continua após a publicidade

Ele ainda ressaltou a cultura interna da empresa e convocou os funcionários a ajudá-lo a crescer com a companhia.

O executivo chega ao cargo na empresa depois de ser CFO no eBay, onde ele ainda é diretor, na Electronic Data Systems Corp. e TRW Inc. Seu primeiro cargo como CEO foi com a Webvan Group Inc.

Swan assume o post já no próximo mês.

Fonte: Intel (1) (2)