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Amazon é notificada pelo Procon-SP sobre falha envolvendo cupons cumulativos

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Janeiro de 2022 às 15h28

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Reprodução/Reuters/Brendan McDermid/Files
Reprodução/Reuters/Brendan McDermid/Files
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Em uma madrugada agitada nos domínios da Amazon Brasil, muitos consumidores conseguiram fazer compras com cupons de desconto cumulativos na quarta-feira (26). Os códigos ofereciam abatimentos de R$ 15 e podiam ser usados em conjunto, o que tornava a oferta muito atraente — alguns clientes conseguiram itens de graça.

Agora, o Procon-SP notificou a empresa. O órgão pede esclarecimentos sobre o ocorrido. Segundo a entidade, a Amazon deve se manifestar até 31 de janeiro com uma resposta.

O órgão pede detalhes sobre quantos pedidos de compra foram recebidos. Além disso, quer saber qual o plano de ação a ser seguido em relação aos registros efetuados no Procon-SP e aos apresentados ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Segue abaixo a íntegra do comunicado da Defesa do Consumidor de São Paulo:

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O Procon-SP notificou a Amazon Serviços de Varejo do Brasil solicitando esclarecimentos quanto a notícias veiculadas na imprensa sobre relatos de pessoas afirmando terem adquirido produtos junto a plataforma com grandes descontos e até mesmo de forma gratuita, utilizando vários cupons de desconto em uma só compra. A empresa deverá explicar; quantos pedidos de compra foram recebidos relacionados à oferta citada; por quais razões os pedidos foram cancelados; qual o plano de ação para tratativa dos registros efetuados junto ao Procon-SP e os apresentados apenas por meio de seu SAC. A empresa tem até o dia 31 de janeiro para responder ao Procon-SP.

Procurada pelo Canaltech na tarde de quarta, a Amazon Brasil informou, em nota, que houve um problema no site e que ele foi rapidamente corrigido. “Lamentamos qualquer inconveniente causado e entraremos em contato com os clientes impactados", diz.

A reportagem do Canaltech voltou a procurar a empresa na tarde desta quinta-feira (27) para saber como ela pretende agir em relação à notificação do Procon-SP. Ainda não houve resposta, assim que obtivermos um posicionamento, esta matéria será atualizada.

Clientes na expectativa de uma resolução da Amazon

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A consumidora Maíra Pilão comprou HQs com os cupons de desconto. “Achei que eles só valiam pra HQs”, conta ela. Os R$ 126,71 gastos por ela foram totalmente abatidos pelo desconto. “A Amazon não fez nenhum contato, mas os pedidos já foram enviados”, comemora.

Outro cliente que conseguiu concluir as compras foi Rodilei Morais. Ele também comprou HQs, mas lembra que percebeu que os descontos eram válidos para qualquer produto vendido e entregue pela Amazon. “Gastei cerca de R$ 326 e tive R$ 300 de desconto.”

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A empresa não entrou em contato com ele e parte dos itens adquiridos estão marcados para serem entregues hoje. “Ainda não foram enviados, mas vamos ver o que acontece ao longo do dia.”