Publicidade

Safari vai permitir customizar página de nova guia com extensões

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Szabo Viktor/Unsplash
Szabo Viktor/Unsplash

Entre as opções de customização lançadas para o Safari com a atualização macOS Big Sur 11.3 Beta 1, algumas delas são novas extensões que permitirão ao usuário alterar as páginas de nova janela ou guia no navegador, descobriu o site 9to5Mac. A versão estável da revisão deve ser lançada nas próximas semanas.

A Apple revelou em junho de 2020 que o Safari ganharia um novo sistema de extensões, então a novidade não chega a ser uma surpresa. O navegador agora tem suporte à API WebExtensions, a mesma utilizada para desenvolver extensões para navegadores baseados em Chromium, como o Chrome e o Microsoft Edge.

O próprio Chrome tem esse recurso de substituição de páginas ou guias por extensões há anos. Uma extensão pode substituir uma nova guia para, por exemplo, possibilitar ao usuário adicionar sites específicos, papéis de parede, informações de clima, lista de tarefas e gerenciador de histórico. Infelizmente, ainda não há mais informações sobre como exatamente esse recurso funcionará no Safari.

Continua após a publicidade

De acordo com um usuário do fórum do site MacRumors, as novas extensões que assumem o lugar da página inicial ou de nova guia já funcionam com a versão 11.3 do MacOS Big Sur. Ele contou que, depois recompilar uma extensão do Chrome usando o Safari Web Extension Converter, conseguiu rodá-la no Safari sem maiores problemas.

Não há previsão de quando essa função estará disponível na versão estável do navegador disponibilizada para os usuários.

Fonte: 9to5Mac; MacRumors