Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Navegador Brave lança Beta de novo sistema de buscas focado na privacidade

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Junho de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Brave
Divulgação/Brave

Focado em bloquear anúncios indesejados e outros elementos que violem a privacidade de seus usuários, o navegador Brave agora expandiu suas atividades para o campo das pesquisas. A empresa responsável anunciou nesta terça-feira (22) o lançamento da versão Beta do Brave Search, opção independente que promete realizar buscas sem registrar o histórico e os cliques dos usuários.

Em seu blog oficial, a Brave afirmou que o sistema deve virar a opção-padrão do navegador ainda em 2021, mas usuários que preferirem outros buscadores continuarão podendo utilizá-los. O serviço também vai funcionar a partir de um site dedicado que poderá ser acessado por qualquer navegador concorrente.

Continua após a publicidade

Em sua versão Beta, o Brave Search traz um visual semelhante ao do Google e filtros que permitem determinar o país, a data e o nível de segurança das buscas realizadas. O serviço também possibilita a busca por imagens, vídeos e notícias relacionadas ao assunto desejado, bem como um botão de feedback para os usuários deixarem suas opiniões sobre os resultados exibidos.

Segundo a empresa, o novo sistema foi criado a partir de sete princípios:

  1. Privacidade: nenhum dado é registrado, tampouco são criados perfis de usuários;
  2. O consumidor vem antes de anunciantes e da indústria de dados;
  3. Independência: o Brave usa seus próprios sistemas para funcionar, sem depender de outros provedores;
  4. Escolha: em breve, usuários vão poder escolher se querem ou não exibir anúncios associados a suas buscas;
  5. Transparência: os algoritmos usados são abertos e, em breve, a empresa vai permitir que a comunidade determine como eles vão entregar resultados;
  6. Perfeição: o sistema de buscas se integra ao navegador Brave sem comprometer a privacidade e oferece resultados imediatos conforme o usuário digita;
  7. Abertura: em breve, o Brave Browser poderá ser usado como base para a criação de outros sistemas de busca.

Segundo a Brave, em sua fase Beta o sistema de buscas não vai exibir qualquer espécie de anúncio publicitário em suas respostas. A empresa afirma que pretende continuar aprimorando a plataforma de maneira constante para garantir que ela permaneça independente, ao mesmo tempo em que entrega buscas mais precisas e privacidade aos usuários.

Continua após a publicidade

Fonte: Brave