Navegador Brave lança Beta de novo sistema de buscas focado na privacidade

Navegador Brave lança Beta de novo sistema de buscas focado na privacidade

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 22 de Junho de 2021 às 22h00
Divulgação/Brave

Focado em bloquear anúncios indesejados e outros elementos que violem a privacidade de seus usuários, o navegador Brave agora expandiu suas atividades para o campo das pesquisas. A empresa responsável anunciou nesta terça-feira (22) o lançamento da versão Beta do Brave Search, opção independente que promete realizar buscas sem registrar o histórico e os cliques dos usuários.

Em seu blog oficial, a Brave afirmou que o sistema deve virar a opção-padrão do navegador ainda em 2021, mas usuários que preferirem outros buscadores continuarão podendo utilizá-los. O serviço também vai funcionar a partir de um site dedicado que poderá ser acessado por qualquer navegador concorrente.

Imagem: Captura de Tela/Canaltech

Em sua versão Beta, o Brave Search traz um visual semelhante ao do Google e filtros que permitem determinar o país, a data e o nível de segurança das buscas realizadas. O serviço também possibilita a busca por imagens, vídeos e notícias relacionadas ao assunto desejado, bem como um botão de feedback para os usuários deixarem suas opiniões sobre os resultados exibidos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo a empresa, o novo sistema foi criado a partir de sete princípios:

  1. Privacidade: nenhum dado é registrado, tampouco são criados perfis de usuários;
  2. O consumidor vem antes de anunciantes e da indústria de dados;
  3. Independência: o Brave usa seus próprios sistemas para funcionar, sem depender de outros provedores;
  4. Escolha: em breve, usuários vão poder escolher se querem ou não exibir anúncios associados a suas buscas;
  5. Transparência: os algoritmos usados são abertos e, em breve, a empresa vai permitir que a comunidade determine como eles vão entregar resultados;
  6. Perfeição: o sistema de buscas se integra ao navegador Brave sem comprometer a privacidade e oferece resultados imediatos conforme o usuário digita;
  7. Abertura: em breve, o Brave Browser poderá ser usado como base para a criação de outros sistemas de busca.

Segundo a Brave, em sua fase Beta o sistema de buscas não vai exibir qualquer espécie de anúncio publicitário em suas respostas. A empresa afirma que pretende continuar aprimorando a plataforma de maneira constante para garantir que ela permaneça independente, ao mesmo tempo em que entrega buscas mais precisas e privacidade aos usuários.

Fonte: Brave

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.