Microsoft Edge agora permite usar mais de um perfil de usuário ao mesmo tempo

Por Rubens Eishima | 04 de Maio de 2020 às 13h15
Microsoft
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Problema comum para quem trabalha no computador, separar perfis de uso doméstico e profissional geralmente envolve usar dois navegadores diferentes ou o modo privado do aplicativo. Agora, a Microsoft atualizou o suporte a perfis de usuário no navegador Edge para Windows, permitindo o uso de duas ou mais contas ao mesmo tempo.

A novidade está disponível na versão 81 do Edge e permite separar informações como histórico, logins, cookies e favoritos em diferentes perfis — por exemplo, para casa e trabalho, com a opção de sincronização entre dispositivos, incluindo o celular.

Como usar diferentes perfis

Para alternar entre perfis no Edge basta clicar no ícone de usuário, ao lado do botão “...” à direita da barra de endereços do navegador. Caso não tenha nenhuma conta configurada clique em “Adicionar um perfil”. O programa abre uma nova janela com um novo usuário.

Para personalizar o perfil é preciso clicar no ícone do usuário e depois na opção “Gerenciar configurações de perfil”, ou então entrar com uma conta da Microsoft. Cada conta tem sua própria janela do Edge, identificada com um pequeno ícone da imagem de perfil.

Ícones identificam janelas com perfis diferentes (imagem: Canaltech)

Para quem usa o Edge como navegador padrão no Windows, é possível configurar qual o perfil de usuário será usado ao abrir links externos. Para isso é preciso acessar a tela de Configurações, selecionar a opção “Perfis” e, depois “Preferências para vários perfis”. A opção padrão é o usuário usado pela última vez no navegador, mas pode ser alterada para qualquer uma das contas configuradas no programa.

Perfis automáticos

Para a versão 83, ainda em testes, a Microsoft anunciou o recurso de alternar automaticamente entre perfis, de acordo com a página acessada. A novidade funciona detectando páginas em que você está autenticado com um perfil específico, oferecendo a opção de alternar para a conta cadastrada caso esteja navegando com outra.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.