Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge lança ferramenta para você evitar erros de português

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2022 às 13h02

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

O Microsoft Edge acaba de ganhar um corretor de gramática e ortografia integrado ao navegador. O objetivo é dispensar o uso de extensões para facilitar a correção dos textos em qualquer site ou serviço, como redes sociais, e-mails e blogs.

Hoje, a Microsoft possui um solução chamada Editor, que funciona como um concorrente do Grammarly e precisa ser instalado no navegador. Agora, o Microsoft Editor passará a ser integrante do Edge, o que faz todo sentido.

Continua após a publicidade

Tal qual os outros softwares de auxílio de escrita, o Microsoft Editor oferece correção de palavras e sugestões gramaticais para aprimorar a redação. O serviço possui suporte a mais de 20 idiomas e pode ajudar, por exemplo, quem tem dificuldade em lidar com línguas estrangeiras ou pode escorregar eventualmente no português.

Nesta fase inicial, a ferramenta fornecerá feedbacks apenas sobre o idioma principal do navegador. Futuramente, a Microsoft pretende oferecer previsões de textos em inglês, espanhol, francês, italiano e português, de modo semelhante ao que ocorre nos celulares. Dessa forma, além de escrever melhor, as pessoas poderão digitar mais rapidamente, pois as palavras seguintes serão "previstas" pelo algoritmo do Editor.

Cópia inteligente

Além da correção de escrita, o Microsoft Editor também levará outro recurso para o Edge chamado Seleção da Web. Antes, essa era uma ferramenta chamada cópia inteligente e permite transportar o conteúdo de tabelas, imagens e texto com a formatação original.

Continua após a publicidade

Copiar tabelas da internet costuma ser uma missão praticamente impossível, porque o resultado sai todo bagunçado, sem as colunas e linhas. Em alguns casos, é impossível copiar apenas duas ou três células: ou você copia a tabela inteira ou desiste. Com o web select, dá para escolher o que se deseja transferir para um arquivo do Word, Excel ou deixá-lo guardado no OneNote para consulta posterior.

Antes de copiar os dados, o usuário precisa selecionar a opção no menu de contexto (clique com o botão direito do mouse) ou ativá-lo pelo atalho Ctrl + Shift + X. A partir disso, você deve delimitar o local que deseja copiar e colar as informações no editor de texto desejado. A funcionalidade serve para todo o sistema operacional, portanto dá para copiar uma tabela no Edge e colá-la no Gmail do Chrome, por exemplo.

Continua após a publicidade

Essa ferramenta é diferente do print de tela de páginas. A captura de tela gera um arquivo de imagem que só pode ser manipulado em softwares de edição de imagem. Já na seleção da web, você poderá editar livremente os dados após colados.

A empresa começou a testar o recurso em novembro de 2020, mas agora todos os usuários do Edge 100 poderão utilizá-la. Se você ainda não está na versão mais recente, clique no menu de três pontos, no canto superior direito do navegador, vá até Ajuda e Comentários e selecione "Sobre o Microsoft Edge".

Fonte: Microsoft