Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome mantém amplo domínio no mercado de navegadores para computador

Por| 07 de Maio de 2020 às 07h00

Link copiado!

Android Central
Android Central

Dados recentes da Guerra dos Navegadores indicam que o Google Chrome segue em crescimento, enquanto a Microsoft vê cada vez mais usuários trocarem o antigo Internet Explorer pelo mais novo Edge. Mas pouca coisa mudou, de fato, nos últimos 12 meses no uso de cada programa entre os usuários de computador.

Segundo o NetMarketShare, o Chrome domina com impressionantes 69,18% do mercado, maior taxa alcançada no período de um ano, acima até de setembro de 2019, quando abocanhou 69,17%. O Edge fica com a segunda colocação, com 7,76% do mercado, bem mais que os 5,36% que tinha em maio de 2019.

Curiosamente, o Internet Explorer tinha 7,7% em maio passado, e agora caiu para 5,45%, o que indica forte transferênica de usuários de uma versão para a outra dos navegadores da Microsoft. O Firefox, que era o segundo há 12 meses, com 9,46% do mercado, hoje é o terceiro, com 7,25%. Ou seja, muitos usuários estão migrando da Mozilla para o Google ou para outras opções do mercado.

Continua após a publicidade

StatCounter traz dados diferentes

Já os dados do StatCounter são bastante diferentes. O Chrome caiu de mais de 69% do mercado em maio de 2019 para cerca de 67% ao final de abril de 2020, movimento inverso ao apontado pelo NetMarketShare. O Safari, que não está nem entre os quatro mais usados na outra análise, é o segundo colocado, com 9,7% dos usuários desktop.

Firefox é o terceiro, com 9,2%, e o Edge tem 4,9%, com mais 3,3% do Internet Explorer, soma um pouco maior que o total apenas da nova versão do navegador da Microsoft segundo o NetMarketShare. Ou seja, são dados bastante distintos dependendo de quem mede.

Continua após a publicidade

Essa diferença se dá porque cada medidor tem amostragem totalmente diferente do outro. Ambos usam dados de navegação na internet e dependem que os usuários acessem os sites de onde cada um coleta os dados para fazer a contagem.

O que fica claro, ao menos, é que o Google Chrome domina inquestionavelmente o mercado de navegadores atualmente, enquanto o restante disputa uma faixa de 30 a 35% de usuários de computadores. E o domínio domínio já dura há bastante tempo, inclusive.

Fonte: NetMarketShare, StatCounter