Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google muda regras e empresas deverão mostrar como usam seus dados no Chrome

Por| 24 de Novembro de 2020 às 10h50

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech

Uma das maiores virtudes do Google Chrome é seu vasto conteúdo extra, as populares extensões. Mas, obviamente, como tudo na internet, uma série de dados precisam circular nesses aplicativos, e nem sempre sabemos o que é feito com eles. Com isso em mente, o Google decidiu mudar as regras e agora as empresas que possuem extensões no navegador precisarão detalhar o que fazem com nossos dados.

Segundo a empresa, uma nova política de privacidade será instaurada no Chrome a partir do início de 2021 e vai mudar completamente a maneira como os desenvolvedores lidam com o navegador. De acordo com o Google, será exigido que as empresas divulguem quais dados estão sendo coletados e suas respectivas utilizações. Sem cumprir essas exigências, as extensões não serão publicadas na loja do navegador.

“A partir de janeiro de 2021, a página de detalhes de cada extensão na Chrome Web Store mostrará informações fornecidas pelo desenvolvedor sobre os dados coletados pela extensão, em linguagem clara e fácil de entender", explicaram Alexandre Blondin e Mark M. Jaycox, responsáveis pela área de Produto e Política do Chrome.

Continua após a publicidade

Além de dizer quais os dados que são utilizados, os desenvolvedores terão uma atuação mais limitada, já que o Google vai determinar quais dados eles poderão coletar. Obviamente não será permitido, por exemplo, utilizar o banco de dados para caráter publicitário.

Os desenvolvedores precisam divulgar essas informações até o dia 18 de janeiro de 2021 para serem certificados.

Fonte: TechRadar