Google muda regras e empresas deverão mostrar como usam seus dados no Chrome
Por Felipe Ribeiro | 24 de Novembro de 2020 às 10h50
Uma das maiores virtudes do Google Chrome é seu vasto conteúdo extra, as populares extensões. Mas, obviamente, como tudo na internet, uma série de dados precisam circular nesses aplicativos, e nem sempre sabemos o que é feito com eles. Com isso em mente, o Google decidiu mudar as regras e agora as empresas que possuem extensões no navegador precisarão detalhar o que fazem com nossos dados.
- Pesquisas do Google vão otimizar buscas recentes para melhores resultados
- YouTube atualiza termos e fica com 100% da receita em anúncios de canais menores
- Microsoft Edge agora pode enviar notificações mesmo se não estiver aberto
Segundo a empresa, uma nova política de privacidade será instaurada no Chrome a partir do início de 2021 e vai mudar completamente a maneira como os desenvolvedores lidam com o navegador. De acordo com o Google, será exigido que as empresas divulguem quais dados estão sendo coletados e suas respectivas utilizações. Sem cumprir essas exigências, as extensões não serão publicadas na loja do navegador.
“A partir de janeiro de 2021, a página de detalhes de cada extensão na Chrome Web Store mostrará informações fornecidas pelo desenvolvedor sobre os dados coletados pela extensão, em linguagem clara e fácil de entender", explicaram Alexandre Blondin e Mark M. Jaycox, responsáveis pela área de Produto e Política do Chrome.
Além de dizer quais os dados que são utilizados, os desenvolvedores terão uma atuação mais limitada, já que o Google vai determinar quais dados eles poderão coletar. Obviamente não será permitido, por exemplo, utilizar o banco de dados para caráter publicitário.
Os desenvolvedores precisam divulgar essas informações até o dia 18 de janeiro de 2021 para serem certificados.
Fonte: TechRadar