Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla Firefox 102 chega com poucas novidades; confira todas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Junho de 2022 às 15h43

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla lançou a versão 102 do Firefox para Linux, macOS e Windows. Entre os destaques desta versão estão o foco na singela melhoria da navegação e o suporte ao Geoclue no Linux — serviço que fornece geolocalização quando solicitado por determinados sites.

De modo geral, o navegador melhora o recurso Picture-in-Picture (PiP) ao adicionar suporte para legendas, inclusive com suporte a serviços de streaming de vídeo como Dailymotion, Disney+ Hotstar, Funimation e HBO Max. Isso vai permitir que o usuário continue a assistir um filme ou série na janela pequena enquanto checa e-mails ou visualiza uma página em nova guia.

Continua após a publicidade

Outra adição é o refinamento do modo de leitura de PDFs ao usar o modo High Contrast. Essa é uma ferramenta de acessibilidade para quem tem dificuldade em enxergar determinadas cores, mas não apresentava tanto contraste quanto agora.

Mudanças para os devs

Para quem é desenvolvedor, a Mozilla trouxe um conjunto de novidades interessante. Uma delas é o suporte para filtragem de folhas de estilo na guia Editor de Estilo das Ferramentas do Desenvolvedor.

Houve também suporte à diretiva CSP (Content-Security-Policy), uma importante melhoria de segurança. Trata-se de um padrão introduzido para impedir scripts entre sites e diversos tipos de ataques, como injeção de código resultantes da execução de conteúdo malicioso no contexto de página da web.

Continua após a publicidade

Esses foram outros ajustes para os desenvolvedores de software:

  • Desativa o padrão e o método por padrão;
  • Move a propriedade somente do Firefox atrás de uma preferência e torna a API usada para inserir e remover CSS, executar scripts, ou gerenciar o registro de scripts de conteúdo disponíveis para extensões Manifest V2;
  • Adiciona suporte para TransformStreams.wasm-unsafe-evalIDBMutableFileIDBFileHandleIDBFileRequestIDBDatabase.createMutableFile()Window.sidebarscripting;
  • Implementa uma nova política corporativa e uma preferência correspondente about:config para forçar o Firefox a inicialmente colocar arquivos baixados em uma subpasta da pasta temporária do sistema operacional em vez de armazená-los na pasta de download configurada: StartDownloadsInTempDirectorybrowser.download.start_downloads_in_tmp_dir.

O Firefox 102 chega cerca de um mês após a versão anterior e não traz tantas novidades assim. Com um ciclo de lançamentos encurtado, os desenvolvedores da Mozilla garantem adições regulares, mas ficam com pouco tempo para trazer melhorias realmente interessantes.

A versão estável para usuários do Windows e macOS deve ser liberada automaticamente para usuários a partir de amanhã (28). Quem ainda não tem o Firefox baixado, precisará fazê-lo diretamente do site da Mozilla.