Publicidade

Firefox é atualizado e aprimora armazenamento e sugestão de senhas

Por| 05 de Maio de 2020 às 13h10

Link copiado!

Photopin
Photopin
Tudo sobre Mozilla

O Firefox tem o hábito de se preocupar com a segurança e a privacidade de seus usuários, então, nada mais comum que o navegador da raposa ganhe novos recursos nesse sentido a cada atualização. A mais recente delas, o Firefox 76, chegou hoje (5) com gerenciamento de senha aprimorado e outros pequenos recursos que devem ampliar a proteção de dados de login guardados no programa.

A primeira grande novidade envolve exatamente o Firefox Lockwise, o gerenciador de senhas da Mozilla. Agora, sempre que acessada, tal seção do navegador exibe se algum login seu foi vazado na web e sugere alteração de senha caso isso tenha acontecido, permitindo uma ação rápida para evitar danos maiores em caso de quebras ou vazamentos em algum serviço da web no qual você está cadastrado.

Continua após a publicidade

Além disso, o sistema de geração de senhas está mais à mão do usuário ao fazer sugestões mais encorpadas sempre que você criar um perfil novo em uma página da web. As palavras sugeridas são mais complexas do que frases ou palavras prontas, digamos assim, e ficam automaticamente guardadas em sua conta do Firefox.

Por fim, a última novidade no setor de senhas diz respeito ao gerenciamento em si. Agora, você pode acessar o recurso rapidamente e direto do menu as senhas e logins salvos, porém, há uma etapa de proteção aqui: somente após fornecer a sua senha mestra é que os dados sensíveis salvos no Firefox serão exibidos e poderão ser copiados, uma barreira que deve ser especialmente útil para quem divide o computador com outras pessoas.

Picture-in-picture aprimorado

Adicionado em uma versão relativamente recente do Firefox, o modo picture-in-picture, que permite destacar da janela um player de vídeo de YouTube, Facebook ou outros serviços do tipo para visualização enquanto se realiza outras tarefas no PC, também foi aprimorado. Agora, basta dar um duplo clique sobre o player destacado para que ele seja exibido em tela cheia, e é só repetir a mesma ação para que o reprodutor de mídia volte a ficar miniaturizado na tela.

Continua após a publicidade

Entre as demais novidades estão pequenos ajustes e correções, como de praxe, e também o suporte a Audio Worklets, o que permite “processamento de áudio mais complexo, como em realidade virtual e jogos na web”, informa a Mozilla. Com isso, a empresa garante que o Firefox está 100% compatível com videoconferências do Zoom, por exemplo, sem a necessidade de downloads extras.

O Firefox 76 já está disponível para download na página oficial da Mozilla e tem versões para Windows, macOS e Linux.

Fonte: Mozilla