Firefox 60 exibirá links patrocinados, mas recurso será opcional
Por Eduardo Hayashi | 07 de Maio de 2018 às 15h02
Na semana passada, comentamos sobre as melhorias que já estão disponível no beta do Firefox 60 para Android, que estreia a engine Quantum CSS, capaz de oferecer carregamentos de páginas significantemente mais rápidos.
Desta vez, a Mozilla comentou um pouco sobre a vindoura versão estável do Firefox 60 para desktops, programada para ser lançada para todos muito em breve e que incluirá, entre outras funções, o recurso de links patrocinados.
A mudança ocorre um pouco depois da aquisição da Pocket, ferramenta de salvar páginas para visualizar depois, pela Mozilla. Com a chegada da nova versão do Firefox, a nova funcionalidade de links patrocinados será opcional e trará conteúdos com base nas preferências dos usuários.
Evidentemente, o surgimento de um novo sistema de publicidade não é tão interessante para os usuários em geral, mas a companhia por trás do browser da raposa fez questão de destacar que o intuito é o tornar o principal meio de monetização mais transparente e menos invasivo, não oferecendo riscos à privacidade dos usuários e evitando a disseminação de conteúdos considerados como clickbaits.
A nova função, já presente nas versões Nightly e beta e que será disponibilizada primeiramente nos Estados Unidos, conta com a premissa de exibir eventuais recomendações de publicações do Pocket sempre que uma nova aba for aberta. Também foi informado que os links patrocinados poderão ser desativados a qualquer momento pelo usuário.
A versão desktop estável do Firefox 60 deve ser lançada nesta quarta-feira, no dia 9 de maio.
Fonte: Mozilla